Alunos do projeto Luta Cidadã da BCS Itinga vencem campeonato de Muay Thai




Dois alunos do projeto Luta Cidadã, desenvolvido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, em Lauro de Freitas, foram vencedores no Bahia Open de Muay Thai. Moisés Gonzaga, 21 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria até 81 kg, enquanto Rafael Sombra, 20, foi campeão na categoria até 91 kg. 
A competição ocorreu em Feira de Santana, no último domingo (23), com a participação de outros quatro integrantes do projeto – Natanael Miranda, Marcos Queiroz, José Santos e Renato Pereira. O soldado Leonardo de Jesus está à frente das aulas de muay thai, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, em Itinga.
A iniciativa contempla crianças a partir de quatro anos, jovens e adultos. “O projeto Luta Cidadã funciona há quatro anos na BCS de Itinga. A ideia é fornecer para a comunidade carente o acesso gratuito às artes marciais e aproximá-la da Polícia Militar. Antes da base, a polícia era considerada inimiga. Agora, o policial é visto como professor, mestre e parceiro, como alguém que eles podem contar”, destaca o soldado Leonardo. 
No dia 27 de agosto, a equipe terá outro desafio: o Campeonato Baiano de Muay Thai, em Lauro de Freitas. O soldado acrescenta que “além da melhoria física e psicológica que a arte marcial proporciona, há o lado profissional. Já conseguimos formar professores que estão dando aulas em escolas”. Em Itinga, o projeto Luta Cidadã também oferece aulas de taekwondo e jiu-jítsu, com cerca de 300 alunos.
Fonte: Secom/Ba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *