Associação Brasileira dos Hotéis – ABIH (Bahia) decide boicotar empresa Decolar.com

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) Bahia, Glicério Lemos, esteve durante a manhã desta quinta-feira (21), no programa Metrópole Turismo com Heloisa Braga. O dirigente hoteleiro afirmou que todo o setor no estado aderiu ao boicote ao site Decolar.com, que praticaria preços injustos aos clientes.

Segundo Lemos, o interessado em se hospedar em um dos hotéis da cidade precisará entrar em contato direto com a rede sem passar pelo intermédio da empresa, que segundo o presidente, repassa ao cliente uma tarifa maior. O movimento contra o portal também acontece em âmbito nacional.

Na ocasião, o presidente afirmou que “o turismo é uma atividade sensível”. Não é à toa que a hotelaria sofre alterações no fluxo de hóspedes quando há problemas nos setores econômicos, ambientais e de saúde. O reflexo da crise e do fechamento da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) foram percebidos nas ocupações dos leitos hoteleiros. Em maio, 90% dos hotéis de Salvador fecharam o mês no vermelho e, em junho, a situação foi ainda pior: 100%. Em 2015, mais de 12 mil trabalhadores do setor ficaram desempregados e este ano, já são 5 mil. “Estamos passando por esse momento difícil e precisamos de apoio do estado e do governo, para inclusive, aumentar a empregabilidade”, apelou.

A redução do número de vôos em Salvador comparado a Recife representa 26%. Obviamente, menos turistas estão vindo à cidade. De acordo com Lemos, a responsabilidade da diminuição da malha aérea é do governo do Estado. “Com todo respeito aos pernambucanos, mas a Bahia sempre disputava o turismo com o Rio de Janeiro e São Paulo. Ficava em terceiro lugar”, disse o presidente. Hoje, segundo Lemos, a capital tem o valor médio da diária em hotéis mais barato do Brasil.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução ABIH Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *