Fórum do Joanes emite carta com propostas para revitalizar rio

O Seminário S.O.S. Rio Joanes encerrou o evento com a publicação de uma carta. O evento, realizado entre os dias 2 e 4 de abril, discutiu diagnósticos e soluções para revitalização do rio, responsável por 40% da distribuição da água na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O documento frisa a necessidade de “um processo prévio de planejamento” para “lidar com as diversas questões associadas à revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes”.

Segundo a organização do evento, as propostas serão encaminhadas aos órgãos públicos competentes e serão divulgadas para a população baiana. Os eixos tratam de governança, com agenda estratégica para definição de um novo desenho da bacia; pesquisa e monitoramento, com avaliação da qualidade da água e o nível de poluição do rio; e o eixo econômico-educacional, com entre outras coisas, a sugestão de implantar uma disciplina de educação ambiental nas cidades da RMS.

Ainda segundo a organização, todos os candidatos a governador da Bahia receberão uma cópia da carta. “Salientamos que a Carta do Rio Joanes não tem a intenção  de apresentar uma solução completa e final para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes, mas sim uma estrutura facilitadora para que todas as partes interessadas nesta temática continuem adiante com os esforços necessários para alcançar este objetivo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *