Lauro de Freitas – Quem é ele, quem somos nós?

Às vésperas do aniversário de 54 anos da Emancipação Política do município de Lauro de Freitas (ocorrida em 31 de Julho de 1962), a ser celebrado no próximo Domingo com a tradicional missa na Matriz de Santo Amaro do Ipitanga, seguida de cortejo cívico e cultural pelas ruas do centro, ainda se verifica grande fragilidade quanto ao pertencimento da comunidade sobre a personalidade que dá nome a nossa cidade e até mesmo quanto às nossas próprias pertenças identitárias.

Pensando em colaborar com alguns aspectos e reflexões sobre nosso controverso processo emancipatório, a vídeo-coluna Tude AV apresenta algumas referências sobre o célebre Dr. Lauro Farani Pedreira de Freitas, engenheiro responsável pela grande expansão ferroviária na Bahia dos anos 40 e, mais tarde, candidato ao governo do estado, morto em acidente aéreo durante a campanha eleitoral, em 11 de Setembro de 1950.

A despeito da atribuição casuística do nome de Lauro de Freitas ao então distrito de Ipitanga, ocasionando acentuada alienação da memória local, hoje seu nome está firmado no imaginário popular, embora careça de ações efetivas no sentido de ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da relevância da personalidade Lauro de Freitas para a história da Bahia e consequente fortalecimento do sentido de pertencimento do povo e consolidação da identidade municipal.

Tina Tude é atriz, presidente do IAC – Instituto Atitude Celestina – Etnodesenvolvimento & Identidade,defende nossa história, nossas matrizes identitárias, investimentos em cultura e teatro. Tina também é Recitatriz (Atriz de Récita Poética), Bacharel em Teatro pela UFBA, cursou Letras Vernáculas pela UCSAL, Teatro na UNB, Pós Graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Ucamprominas, além de especialista em Educação e Identidade.

Ps.: A opinião de Tina Tude não condiz, necessariamente, com a opinião desta emissora, que emite suas opiniões por meio dos Editoriais LFTV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *