Nova vacina contra o vírus HIV apresenta bons resultados

Pesquisadores anunciaram na sexta-feira uma nova vacina experimental contra o HIV, que provocou uma reação imunológica em humanos e protegeu macacos da infecção. O estudo foi realizado com 393 adultos em bom estado de saúde, soronegativos, entre 18 e 50 anos na África Oriental, África Meridional, Tailândia e Estados Unidos. Alguns deles receberam um placebo.

A comprovação da segurança da substância em pessoas possibilita que ela seja testada em 2.600 mulheres na África Meridional. Testes de laboratório comprovaram que dois terços dos macacos-rhesus que foram submetidos ao tratamento ficaram protegidos após a vacina.

“Estes resultados representam uma etapa importante” para a criação de uma vacina, ressaltou o diretor do estudo, o virologista Dan  Barouch, em comunicado na revista médica The Lancet.

No entanto, ele advertiu que não há garantias de que os próximos testes sejam positivos. “Devemos ser prudentes”, declarou à AFP. Os resultados dos testes mais amplos são esperados para 2021 ou 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *