Operação ‘Paz no Trânsito’ amplia ações de segurança no estado

Condutores e veículos irregulares, carros e motos suspeitos de roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e foragidos da Justiça. As ocorrências integram registros da operação ‘Paz no Trânsito’, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) com a Polícia Militar. As blitzes de combate à violência acontecem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios do interior do estado.
Os comandos regionais da PM definem os locais, datas e horários das blitzes, seguindo dados estatísticos, e contam com o trabalho técnico do Detran para retirar de circulação, motoristas e veículos em situação irregular. Enquanto os agentes do departamento aplicam as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e realizam o teste do bafômetro, os policiais abordam condutores e passageiros para coibir crimes, evitando o uso das vias como rotas de fuga.
Durante as abordagens, o departamento realiza também ações educativas para orientar as pessoas sobre as infrações mais comuns e penalidades previstas, além de promover campanhas contra o uso do celular ao volante e a mistura álcool e direção. “Sabemos que o caminho para termos condutores conscientes é a educação. Por isso, aliamos o cumprimento da lei ao trabalho educativo”, explica a diretora da Escola Pública de Trânsito, Ilnara Menezes.
O coordenador de fiscalização do Detran, capitão Márcio Santos, ressalta o impacto das blitzes na segurança da população, com a apresentação de números da operação. “No primeiro semestre, foram 51 mil abordagens. Retiramos 2,6 mil veículos de circulação, com documentação irregular ou fruto de roubo. Vinte mil condutores sopraram o bafômetro e 1,4 mil caíram na Lei Seca. Não podemos esquecer que o trânsito mata mais de 40 mil pessoas por ano. Tivemos também apreensão de drogas e armas, flagrante de sequestro relâmpago e assaltantes em fuga. Os resultados justificam a realização das blitzes”. 
Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *