Quase 350 cidades brasileiras têm mais eleitores que habitantes

De acordo com uma pesquisa do portal G1, em 348 cidades brasileiras, o número de eleitores é maior que o de habitantes. O levantamento mostra que elas representam 6,2% do total de 5.568 municípios onde vai acontecer eleição este ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diferença existe porque nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil.

A pesquisa apontou ainda que a cidade com a maior disparidade é Canaã dos Carajás, no Pará. A estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o município tem 33.632 habitantes. No entanto, o IBGE registra 39.832 eleitores.

 

Já em Lauro de Freitas o cenário é inverso. Muitos dos moradores do município ( 191.436 pessoas ) e ( 112.519 eleitores) (IBGE 2015) exigem mais qualidade nos serviços públicos, exigem soluções práticas, reclamam e vociferam suas agruras aos quatro ventos,  pagam impostos, contudo, não tomam a simples iniciativa de participar de forma democrática e efetiva do processo eleitoral da nossa cidade. Precisamos trazer mais eleitores para nossa cidade, temos responsabilidade com a condução dos destinos de nossa cidade.

 

Fonte: G1

Contribuição de Fernando Borba

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *