SAÚDE x LESÃO NO ESPORTE – Como Prevenir?

Com a proximidade do verão e para aproveitar a estação mais aguardada do ano, muitas pessoas buscam recuperar o tempo perdido para voltar em forma em pouco tempo e com isso acabam negligenciando alguns cuidados e se lesionando por não executar um movimento correto no exercício ou exagerando nas cargas excessivas na atividade física.

Durante todo o ano, a maioria das pessoas busca se concentrar no trabalho, nas viagens, em seus projetos pessoais e planejam, geralmente, o seu período de férias para o verão. E é nesse momento que percebem que aquela bermuda ou o biquíni favorito não estão mais servindo.  E ai? As academias, pistas de corrida, parques, clubes, piscinas e tantos outros espaços lotam de pessoas desesperadas por resultados rápidos, o que pode levar a lesões e até procedimentos cirúrgicos.

Com a forte tendência que vem ocorrendo nos últimos anos, as pessoas estão buscando, cada vez mais, se cuidar e alguns segmentos da saúde e da beleza vêm oferecendo produtos e serviços para atender e demanda crescente desse público, seja em clínicas de estética, em academias e estúdios de exercícios funcionais, de RPG e pilates.

Por alguns anos eu convivi com essa rotina. Trabalhar excessivamente durante todo o ano e ao chegar ao mês de outubro começava a planejar a atividade física para praticar no verão. Geralmente sempre um esporte, pois eu nunca fui muito fã de executar exercícios repetitivos e por não haver um desafio a ser superado.

E foi nessa “onda” que adotei o exercício funcional, aliada ao acompanhamento de uma educadora física e especializada em movimento funcional, visto que, por usar muito salto alto, preciso de uma maior atenção com cargas de exercícios que venham a exigir mais das articulações dos joelhos. Da mesma forma, para fortalecer, me condicionar e potencializar o meu rendimento no esporte que adotei como prática e ter como estilo de vida.

O cuidado e a prevenção para evitar as lesões vão muito além da atenção mediante o acompanhamento de um especialista da área da saúde.  A escolha de um calçado/tênis, por exemplo, é um fator fundamental para que não haja um problema a curto e médio prazo.  Ao decidir retornar as caminhas, saindo da rotina da grandes maioria das pessoas que saem para comprar um tênis novo e aí, consultei uma loja especializada com pessoal capacitado na orientação do melhor produto e adequado e não pela busca do “menor preço”.  Sabia que de acordo com o nosso biótipo há calçados para tipos de pisadas?

Pois é, deixo aqui essas dicas básicas para quem quer voltar a andar, a correr ou praticar alguma atividade física. Esteja sempre atento e consulte profissionais especializados, pratique atividade física regularmente,  saia da rotina e não apenas no período do verão e utilize equipamentos e acessórios que não venham a prejudicar a sua saúde. Essas são as melhores formas de evitar maiores problemas de lesões com a prática inadequada de atividades físicas.

E então? Vai ficar esperando o verão chegar? Levanta do sofá e movimente-se!

Mova-se e seja feliz!

Deixe os seus comentários aqui ou nas minhas redes sociais e compartilhe as suas experiências.

Instagram: @candidanavarro

Facebook: Candida Navarro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *