Imagem da notícias

Café Cultural destaca importância da história afrobrasileira e local nos processos pedagógicos - LFTV

19 de novembro de 2019

Criado para homenagear professores da rede municipal de ensino que desenvolvem trabalhos de combate ao racismo com os educandos, o Projeto Café Cultural é realizado a cada dois meses. O objetivo é destacar a importância da cultura afrobrasileira e da história de Lauro de Freitas nos processos pedagógicos. 

Iniciativa do Departamento de Inclusão e Diversidade da Coordenação da Educação Básica, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto homenageou ao longo deste ano, dez profissionais da educação que  tiveram seus trabalhos reconhecidos e suas contribuições para o desenvolvimento da educação municipal destacadas.

No último dia 14, na 10ª edição do projeto, foram homenageados os educadores Ana Cristina, lotada na Escola Municipal de Cidade Nova, e o professor de história, Gildásio Freitas, cujo trabalho representa uma contribuição para a atualização da memória de Lauro de Freitas. Reflexões referentes às discussões sobre etnia, autoafirmação cultura afrobrasileira e história local em atividades pedagógicas predominaram durante o evento, ressaltando a importância do dia Consciência Negra,  em 20 de novembro.

 “Não poderíamos deixar de realizar uma edição do Café Cultural neste mês, quando reafirmamos nossa luta cotidiana contra o racismo e, sem dúvida, a escola é um dos locais extremamente apropriados para mantermos essas discussões, pois estamos colaborando para a construção de cidadãos livres”, explicou o coordenador do Departamento de Inclusão e Diversidade, Eriosvaldo Menezes. “Reconhecer os educadores que desenvolvem este trabalho é também uma forma de perpetua-lo”.

Para os professores homenageados, mais que a valorização profissional, o Café Cultural é uma forma de incentivo à produção da pesquisa e desenvolvimento de processos pedagógicos condizentes com a contemporaneidade local e mundial. 

“Este projeto nos estimula a querer inovar e lutar por uma educação melhor, porque sabemos que é nossa obrigação fazer isso, e quando o nosso trabalho é acompanhado de homenagem é muito mais gostoso”, ressaltou Ana Cristina, que leva a questão étnica para a Educação Infantil.

 A educadora já publicou quatro livros com a temática. O quinto, intitulado ‘Mapas traçados e tranças’, está em fase de finalização pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). “Meu trabalho fala da inteligência do negro, da beleza do negro, saindo do discurso de escravidão e de sofrimento. Neste último livro, relato a estratégia utilizada pelos negros da tribo Nagô que utilizavam as tranças nos cabelos das mulheres para construir mapas, indicando o caminho da senzala para o quilombo”.

 Emocionado, o professor e historiador Gildásio Freitas revela gratidão pela homenagem. “Toda homenagem tem sempre um significado diferente. Essa iniciativa do Café Cultural representa a construção de um banco de dados sobre o trabalho dos professores da rede municipal”, ponderou. 

Autor de cinco livros, a grande contribuição do educador é traçar um relato sobre a história do município. “Minha preocupação era construir um material sobre a geografia e história local para oferecer aos residentes conhecimentos sobre o seu próprio território”.     

O projeto Café Cultural terá continuidade no próximo ano, sempre destacando profissionais da rede que atuam com o objetivo de colaborar com a formação de cidadãos aptos a construírem uma sociedade mais justa e mais igualitária. Fotografias da última edição deste ano de 2019 estão disponíveis na fanpage da Semed – https://www.facebook.com/educalauro/.

ASCOM – SEMED Secretaria Municipal de Educação
www.laurodefreitas.ba.gov.br

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV