Imagem da notícias

Mortes violentas da Região Metropolitana crescem quase 90% em fevereiro - LFTV

5 de março de 2020

Balanço consolidado sobre os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) mostra que o número de assassinatos praticamente dobrou nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) em fevereiro. Ao todo, ocorreram no mês passado 74 casos de CVLIs – sigla que engloba homicídios dolosos, latrocínios (roubo com morte) e lesões corporais seguidas de óbito -, ante 39 registrados em fevereiro de 2019 na RMS. O que representa um aumento de aproximadamente 90%. No acumulado dos dois primeiros meses de 2020, o crescimento foi de 59%. Em números absolutos, os municípios da Grande Salvador somaram 140 mortes violentas em janeiro e fevereiro, contra 88  contabilizados no mesmo período do ano anterior. 

Aviso prévio
Como vem sendo noticiado pela Satélite desde o último dia 27, Salvador e RMS enfrentam  uma onda crescente de criminalidade este ano. Além de assassinatos, foram detectados ainda saltos na quantidade de roubos e furtos de veículos e de assaltos a ônibus.

Ranking da violência
Entre as sete Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) da Região Metropolitana, a de Dias D’Ávila apresentou o maior aumento percentual de mortes violentas em fevereiro, com 350% a mais de casos em relação ao mesmo mês de 2019. Em segundo lugar, com salto de 125%, está a Aisp de Candeias, que abrange ainda as cidades de São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde. Logo abaixo, aparecem Simões Filho e Camaçari, respectivamente, com crescimento de 120% e 54,5%. No acumulado de 2020, o ranking é liderado por Candeias (100%), seguida por Simões Filho (81,8%), Dias D’Ávila (62,5%) e Camaçari (56%).

Sinal vermelho
Em meio à escalada da violência na Grande Salvador, Lauro de Freitas, cujo número de CVLIs cresceu 44,4% de janeiro a fevereiro, virou a principal fonte de preocupação para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Única cidade da RMS governada pelo PT na lista dos dez maiores colégios eleitorais baianos, Lauro é rota de investimentos empresariais expressivos. Em especial, o Parque Shopping, empreendimento de R$ 600 milhões que está prestes a ser inaugurado. A SSP teme que a alta da criminalidade afete novos negócios.

Fonte: Correio/ Coluna Satélite de Jairo Costa Júnior

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV