Imagem da notícias

Compra de respiradores pelo Estado e prefeitura de Salvador é alvo de investigação no Ministério Público da Bahia - LFTV

13 de maio de 2020

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a possibilidade de irregularidades na compra de respiradores pelo governo do Estado e prefeitura de Salvador. A portaria é assinada pelos promotores Rita Tourinho, Adriano Assis, Luciano Ghignone, Mônica Barroso, Célia Boaventura e Heliete Rodrigues Viana, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam).

Na peça, os promotores apontam “diversas notícias veiculadas pela imprensa quanto a irregularidades ocorridas em tais aquisições efetivadas por vários entes federados, inclusive envolvendo a entrega do objeto”.

“Estamos nos concentrando muito na aquisição dos ventiladores pulmonares. Existem processos na Bahia de aquisição de ventiladores que não chegaram. Temos lei estadual e Medida Provisória federal que permitem o pagamento por antecipação, ou seja, antes do recebimento da mercadoria. Mas o que a gente está vendo é que é necessária uma atenção maior aos pagamentos antecipados. Enviamos ofício ao Estado e Município pedindo cópia de todos os contratos de compra de ventiladores pulmonares, inclusive com as especificações dos equipamentos”, afirma a promotora Rita Tourinho.

Em nota a prefeitura de Salvador disse:

“A Secretaria Municipal da Saúde tradicionalmente atende a todos os prazos, sobretudo, dos órgãos de fiscalização e controle como o Ministério Público. O gestor da pasta já demandou oficio a ser guiado com cópia integral dos processos, mostrando a lisura com que são realizados todos os processos nesta secretaria durante o período emergencial ocasionado pela pandemia da Covid-19”, diz o texto.

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, nesta terça, o governador Rui Costa disse que desconhece o procedimento. 

“Eu estou sabendo dessa informação agora, ao vivo. Eu tenho falado: nós montamos um comitê de transparência. Falei com procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica, nesses últimos dias. Liguei para o presidente do Tribunal de Consta do Estado também convidando o MP-BA para acompanhar todas as aquisições, todos os contratos feitos desses produtos, justamente para evitar calúnias e difamações. Eu não sei se o secretário foi notificado, mas vou tomar informações”, disse.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV