Imagem da notícias

Setor de serviços na Bahia tem pior mês março em 8 anos - LFTV

13 de maio de 2020

O setor de serviços na Bahia registrou o pior mês de março em oito anos, com quedas tanto em relação a fevereiro de 2020 (-7,8%) quanto a março do ano passado, período em que chegou a -12%.  Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12).  

O quadro negativo se repete ainda em relação aos números nacionais no comparativo de fevereiro e março deste ano, em que o desempenho baiano foi o pior entre os estados, diante da média de queda no país de -6,9%. Esse mesmo desempenho na comparação anual também ficou muito pior que o nacional (- 2,7%), quando a Bahia ficou atrás apenas de estados do Amapá (- 13,2%) e Rio Grande do Norte (- 12,4%). 

Ainda de acordo com o levantamento, apesar de ser o segundo resultado negativo consecutivo, o ritmo de queda se acelerou bastante, já que de janeiro para fevereiro a queda foi de 0,1%. Cenário que preocupa o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA), Carlos Andrade. 

“Esses números deixam a gente ainda mais preocupados. Desde o início o setor quer preservar as vidas. Trabalho no setor de saúde desde 1956 e nunca vi um negócio tão grave como esse. Quando as pessoas circulam menos, elas compram menos e é justo porque estamos em quarentena e aí o consumo cai. O comércio entende as medidas e a grande saída tem sido o comércio eletrônico”, afirma. 

Andrade pontua que o estímulo aos serviços de plataformas de venda, drive thru e de delivery também ajudam neste memento, porém, é preciso que as linhas de crédito cheguem até os negócios, sobretudo, os médios e pequenos. “Tudo ajuda. O nosso apelo agora é em dividir esse prejuízo para que a gente possa manter os empregos. O crédito precisa chegar para que os empresários possam salvar suas empresas e os empregos que elas geram”. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luciano Lopes é mais um que defende que investimentos sejam feitos no setor nesse momento de pandemia. “Salvador tem uma economia muito lastreada no setor de serviços.  E nos hotéis, os problemas são mais graves ainda. Os restaurantes ainda têm o delivery, mas nos hotéis essa receita é zero mesmo. Em Salvador, 30 mil empregos diretos estão ligados a hotelaria. Estamos fazendo um acordo emergencial junto a Banco do Nordeste para o crédito emergencial possa chegar realmente no caixa”, pontua. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV