19 de maio de 2020
Uma centena de manifestantes nos arredores de Santiago do Chile desafiaram o confinamento decretado pelo governo na sexta-feira para protestar contra a fome, uma ação que acabou em confrontos com a Polícia.
Com máscaras e capuzes, os residentes de El Bosque, uma localidade nos arredores da capital chilena, protestaram contra a pobreza e a escassez de alimentos provocada pela quarentena obrigatória na zona metropolitana, decretada em 15 de maio pelo Executivo chileno.
Não é contra a quarentena, é contra a fome”, disse um dos manifestantes a um canal de televisão nacional. “Há muita gente desempregada e que não tem que comer”, queixou-se outro residente, exigindo mais apoios da autarquia.
Segundo a agência de notícias espanhola Efe, os manifestantes cortaram o trânsito de várias ruas, atiraram pedras e incendiaram barricadas. A Polícia tentou dispersar os protestos com gás lacrimogéneo e canhões de água, uma resposta criticada pela autarquia da localidade, que denunciou em comunicado a deterioração “da qualidade de vida dos habitantes” de El Bosque, criticando a falta de apoio do poder central em relação aos mais pobres.
Compartilhar Notícia