Imagem da notícias

Após ministério ampliar uso de medicamentos, Bahia mantém opção de prescrição só para pacientes internados - LFTV

22 de maio de 2020

Após o Ministério da Saúde divulgar nova diretriz, recomendando a utilização da cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de pacientes na fase inicial da Covid-19, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que, no estado, os medicamentos estão mantidos exclusivamente para pacientes internados. Além disso, a prescrição depende da avaliação do médico responsável. A orientação no estado já era essa, antes da nova diretriz do Ministério da Saúde.

A opção da Sesab ocorreu diante dos efeitos colaterais provocados pelos medicamentos. Em abril, o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, morreu no município de Ilhéus, no Sul da Bahia, após fazer uso de hidroxicloroquina e azitromicina. Ele conseguiu os medicamentos no hospital em que trabalhava, apresentou melhora do quadro da Covid-19, mas sofreu mal súbito e faleceu.

Há quase cinquenta dias, o secretária de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, anunciou a aquisição de aproximadamente um milhão de comprimidos de hidroxicloroquina e azitromicina. Segundo a Sesab, o estado possui, atualmente, estoque suficiente para atender até 50 mil pacientes.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV