Imagem da notícias

PIB do Brasil pode cair 9,1% em novo surto global do coronavírus - LFTV

10 de junho de 2020

Uma nova onda global do novo coronavírus (Covid-19), estimada para ocorrer no último trimestre deste ano, poderá derrubar ainda mais a economia brasileira. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a estimativa é de que a contração do PIB no Brasil seja ampliada de 7,4% para 9,1%.

Há 50% de chances de que vários países sejam obrigados a retomar, nos últimos três meses do ano, as medidas de isolamento que começaram a ser flexibilizadas nas últimas semanas, conforme avalia a entidade.

Se esse cenário mais pessimista se confirmar, o impacto sobre a atividade deverá ser menor, metade da contração registrada por causa da primeira onda de contaminação. Ainda assim, adiará a recuperação da economia mundial.

A retração global é projetada pela OCDE em 6% no cenário mais otimista, no qual a reabertura segue gradualmente, voltando ao nível pré-crise em 2021. A queda estimada no cenário mais pessimista é de 7,6%.

Segundo a instituição, enquanto nenhuma vacina ou tratamento estiver amplamente disponível, os formuladores de políticas ao redor do mundo continuarão a “andar na corda bamba”, e os principais instrumentos para combater a propagação do vírus serão distanciamento social, testagem, rastreamento e isolamento.

Essas medidas, no entanto, podem não ser suficientes para impedir um segundo surto do vírus. Com informações da Folha de S.Paulo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV