Imagem da notícias

Brasil: Governo federal anuncia que Bolsa Atleta não terá edital em 2020 - LFTV

6 de agosto de 2020

Nesta quarta-feira, dia 5, o Governo Federal informou que não lançará edital do Bolsa Atleta em 2020. A notícia foi recebida com preocupação por Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Segundo a coluna Olhar Olímpico do portal UOL, assinada pelo jornalista Demétrio Vecchioli, a sinalização dada pelo governo é de que irá unificar as edições 2020 e 2021, levando, na prática, a suspensão do benefício durante 12 meses. 

“Vejo com enorme preocupação a notícia, que se confirmada irá trazer ainda mais prejuízos para os atletas, principalmente aqueles que estão se preparando para Olimpíada 2021. O momento exige união de todos para fortalecer o segmento, bastante atingido pela pandemia do coronavírus. Mas ao invés disso, o governo federal vem, com essa medida, penalizar ainda mais os atletas”, pontua Vicente. 

O gestor lembra que, diferentemente do comportamento adotado pelo governo Bolsonaro, encontra-se em tramitação no Senado o projeto de lei 2824 que prevê auxílio financeiro ao segmento esportivo durante a pandemia. A proposta legislativa já foi aprovada pelo plenário da Câmara Federal no dia 16 de julho. “Temos que somar esforços para auxiliar os atletas e o esporte, e não adotar medidas que prejudiquem políticas já consolidadas, como é o caso do Bolsa Atleta”, fala o diretor da Sudesb. 

Ao fazer um contraponto com o Governo da Bahia no apoio ao esporte, Vicente Neto informa que o programa FazAtleta, que oferece isenção fiscal a empresas que apoiam atletas ou projetos, segue ativo no estado. “Para 2020, são 4,5 milhões de reais destinados ao programa. A comissão gerenciadora acaba de aprovar 24 dos 32 projetos já apresentados por atletas e entidades. Isso em falar no programa Bolsa Esporte, cujo edital de 2020 encontra-se em fase final de preparação para ser brevemente lançado”, diz o diretor. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV