Imagem da notícias

Bahia: Projeto da Coelba recolhe materiais recicláveis em troca de desconto na conta de energia - LFTV

12 de agosto de 2020

Desde a última sexta-feira (7), O projeto ‘Vale Luz’, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, está recolhendo materiais recicláveis em troca de descontos nas contas de energia. O objetivo da ação é ajudar a reduzir os danos ao meio ambiente.

A iniciativa estava suspensa desde o dia 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, o projeto voltou alinhado à reabertura de forma gradual das atividades econômicas na Bahia, obedecendo as recomendações de segurança e prevenção à doença.

Nesta retomada, estão em funcionamento os postos fixos do Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Estação Pirajá do Metro e o Ecoposto da Praia do Forte, em Mata de São João. Além disso, o projeto também está atuando em esquema de ‘drive-thru’ nos containers do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, bastando o cliente aproximar o carro do ponto de atendimento e o agente da ação retirar os resíduos e fazer a pesagem.

Também é possível realizar a troca de latas de alumínio pelas “Merrecas”, uma moeda fictícia criada pela Coelba que pode ser revertida em desconto na conta de luz ou lâmpadas de LED, que consomem menos energia.

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios. Além disso, a ação recebe óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente; resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros.

As informações sobre os postos de atendimento e acompanhamento dos créditos podem ser acessadas no aplicativo ‘Vale Luz’, disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

O ‘Vale Luz’ atua em Salvador e nas cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas, Mata de São João e Camaçari.

O projeto já recolheu quase três mil toneladas de resíduos e concedeu mais de R$ 630 mil em descontos nas faturas de cerca de 11 mil famílias. No primeiro trimestre de 2020, foram recolhidas 120 toneladas de materiais recicláveis e concedidos R$ 28,7 mil em descontos.

Empresas e condomínios

Para os interessados em participar, a empresa ou condomínio deve encaminhar uma solicitação para o e-mail eficiencia@neoenergia.com, com o envio das fichas de inscrição, disponíveis no site da Coelba

Após esse processo, uma equipe do projeto entrará em contato para verificar a possibilidade de atendimento de acordo com as premissas exigidas (não possuir vínculo com cooperativas de catadores, possuir a prática de separação dos resíduos sólidos, possuir área para acesso do caminhão do projeto).

Horário de Funcionamento dos Postos Vale Luz

  • Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – Atendimento drive-thru, de segunda a sábado, das 12h às 20h;
  • Estação Pirajá do Metrô – De segunda a sábado, das 8h às 19h. O posto realiza apenas a troca de latas de alumínio
  • Ecoponto da Praia do Forte – De segunda a sexta, das 7h30 às 16h30 (com intervalo das 12h às 13h), e, nos sábados, das 7h30 às 11h30.

Fonte: G1

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV