18 de novembro de 2020
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou nesta terça-feira (17) dicas e recomendações aos consumidores para a Black Friday deste ano. No Brasil, o evento acontecerá no dia 27 de novembro, mas muitas lojas já estão oferecendo descontos.
Uma das principais datas do ano para o comércio nacional, a Black Friday oferece descontos em produtos e serviços, mas os consumidores devem ficar atentos e tomar alguns cuidados.
A primeira e principal dica do Procon-BA para o consumidor é pesquisar os preços dos produtos com antecedência. Segundo o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), esta é a melhor forma para o consumidor saber se o preço da Black Friday está vantajoso ou não.
Outra dica é em relação à compras online. Alguns produtos podem apresentar valor do frete mais elevado, o que torna a compra alta, mesmo com o “desconto” na compra do produto. O consumidor deve ficar atento e pesquisar em mecanismos que permitem realizar um comparativo de preços.
“É fundamental que o consumidor realize o seu planejamento financeiro e avalie o que deseja comprar. Após esse planejamento pessoal é preciso pesquisar e avaliar as diversas lojas e sites para que a compra seja a mais satisfatória possível para o consumidor”, explica o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.
O órgão alerta ainda os consumidores para ficarem atentos a outras dicas, como: verificar o CNPJ (em local visível) e endereço físico da loja no site, caso a compra seja efetuada pela internet; exigir sempre o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato; além de requisitar ao fornecedor que estipule a data e turno de entrega do produto a ser entregue.
Caso desconfie das ofertas, os consumidores podem denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail (denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br) ou pelo Formulário Eletrônico disponível no site da SJDHDS (www.justicasocial.ba.gov.br).
Compartilhar Notícia