Imagem da notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 DE NOVEMBRO - LFTV

20 de novembro de 2020

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Desta forma, sendo representado por um negro, a equipe da LFTV, vem através do nosso Diretor Adriel Brendown, “Parabenizar a todos os negros no Brasil, pelas conquistas ao longo dos anos e por demonstrar a sociedade todos os dias a sua importância perante o Mundo. O negro é sinônimo de luta e perseverança. Sinônimo de Inteligência e Referência. O negro é a demonstração de que valeu e vale a pena os antepassados e os presentes lutarem pelo nosso direito. O negro é a resistência e hoje tornou-se a referência. Parabenizo todos nós negros, em nome do negro que alcançou o mais alto posto da história, o Ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que foi Presidente da maior potência mundial e demonstrou para o mundo que todos nós somos detentores de uma grande capacidade. Obrigado Presidente. Parabéns negro pelo nosso dia.”

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV