CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 DE NOVEMBRO

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Desta forma, sendo representado por um negro, a equipe da LFTV, vem através do nosso Diretor Adriel Brendown, “Parabenizar a todos os negros no Brasil, pelas conquistas ao longo dos anos e por demonstrar a sociedade todos os dias a sua importância perante o Mundo. O negro é sinônimo de luta e perseverança. Sinônimo de Inteligência e Referência. O negro é a demonstração de que valeu e vale a pena os antepassados e os presentes lutarem pelo nosso direito. O negro é a resistência e hoje tornou-se a referência. Parabenizo todos nós negros, em nome do negro que alcançou o mais alto posto da história, o Ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que foi Presidente da maior potência mundial e demonstrou para o mundo que todos nós somos detentores de uma grande capacidade. Obrigado Presidente. Parabéns negro pelo nosso dia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram