Imagem da notícias

Brasil: Com 302 votos, Arthur Lira é presidente da Câmara - LFTV

3 de fevereiro de 2021

Na segunda-feira (1), Com 302 votos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito, em primeiro turno, presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022.

Segundo colocado, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) recebeu 145 votos.

Lira decidiu fazer a leitura de seu discurso de posse de pé já para demonstrar, segundo ele, a igualdade com que pretende se colocar frente aos outros 512 deputados.

O deputado pediu um minuto de silêncio pelas mais de 220 mil vidas perdidas na pandemia de Covid-19 e disse que já vai começar a trabalhar por uma pauta emergencial de combate aos efeitos da pandemia.

“Temos uma grande chance juntos, todos, de todas as tendências, acima das diferenças, de estabelecermos o que chamo de pauta emergencial e mostrarmos que as instituições políticas, o Estado, o povo abandonado no momento de sua maior vulnerabilidade, tenho certeza que essa Casa encontrará pontos mínimos comuns para juntamente com os demais poderes ajudar o povo brasileiro a enfrentar os traumas e as dores da pandemia”.

O presidente defendeu que os poderes da República atuem de forma harmônica, mas sem abrir mão de sua independência. Já no discurso antes da votação, Arthur Lira defendeu a atuação mais coletiva dos deputados.

“Por favor, olhem para a cadeira da Presidência. Por acaso ali há um trono? Tudo nesta Casa, como se vê, tem a marca do coletivo. O indivíduo não existe em relação à instituição, em respeito à colegialidade, que é a marca desta Casa, em respeito às dezenas de milhões de votos que vossas excelências representam. Por isso temos que dar voz a todas as deputadas e a todos os deputados. Por isso temos que retirar o superpoder da Presidência, como foi nos últimos anos, e devolvê-lo para o seu único e legítimo dono: o Plenário da Câmara dos Deputados. (Manifestação no plenário.)”

Segundo colocado, o deputado Baleia Rossi havia defendido uma Câmara independente, assim como em três aprovações de 2020 citadas por ele: a emenda constitucional do Orçamento de Guerra (EC 106), a emenda do Fundeb (EC 108), e o auxílio emergencial de R$ 600. Rossi também citou a união de partidos de distintas ideologias em torno de sua candidatura.

“Por que a Câmara independente assusta tanto? Nós unimos partidos que são diferentes, que têm ideologias diferentes, partidos que pensam economia, que pensam a sociedade de forma diferente. Mas a diferença nos fortaleceu, porque nós não podemos abrir mão da defesa da nossa democracia! (palmas.)”

Com 21 votos, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) ficou em terceiro lugar e, com 16, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) ficou na quarta colocação. Ramalho defendeu o fim da divisão dos deputados entre alto e baixo clero, e Erundina reafirmou, como principal compromisso, a abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, caso fosse eleita.

Em seguida, Marcel Van Hattem (Novo-RS) recebeu 13 votos, André Janones (Avante-MG) teve 3 votos, Kim Kataguiri (DEM-SP) obteve 2 votos e General Peternelli (PSL-SP) ficou com 1 voto. Também foram registrados 2 votos em branco.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Bittar.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV