Lauro de Freitas: Medidas restritivas são prorrogadas até o dia 15

As medidas restritivas que seriam encerradas nesta segunda-feira (8), foram prorrogadas até as 05h do dia 15, em Lauro de Freitas, seguindo decreto do Governo do Estado. A prorrogação já tinha sido discutida no sábado (6) em reunião virtual entre a prefeita Moema Gramacho, o governador Rui Costa e demais prefeitos da RMS. Na tarde deste domingo a prefeita e secretários se reuniram com representantes de segmentos econômicos da cidade para ouvir as demandas do setor.

Os decretos estadual e municipal estabelecem protocolos mais rígidos para conter o avanço no número de casos positivos da COVID-19. 

Continua proibido o funcionamento de estabelecimentos que prestam serviços não essenciais até o dia 15 de março e a restrição de circulação noturna até o dia 1º de abril.  O decreto proíbe atividades esportivas coletivas, sendo autorizadas apenas as práticas individuais, desde que respeitando as medidas sanitárias; eventos e atividades sociais, independente do número de participantes ou que tenham sido previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. 

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, esta prorrogação é necessária diante do cenário atual da pandemia. “Não gostaríamos de adotar estas restrições, mas o momento é crítico e precisamos atuar com protocolos mais rígidos. O nosso propósito é salvar vidas. Mesmo que abram muitos novos leitos, se não barrarmos a contaminação, não haverá leitos que suportem”, disse. 

A gestora ainda ressalta que ficou decidido entre o governador e prefeitos da RMS que as medidas serão mantidas enquanto a ocupação dos leitos de UTI estiver acima dos 85%. Caso a taxa de ocupação fique abaixo de 80%, durante cinco dias seguidos, os protocolos serão flexibilizados de acordo com cada categoria.

“Não queremos, de forma alguma, prejudicar a economia, estamos sempre abertos ao diálogo, ouvindo os anseios e sugestões. Mas nesse momento, precisamos unir forças para frear a propagação do vírus. Contamos com o apoio de todos, porque a nossa luta é pela vida”, finalizou. 

No decorrer desta semana, a Prefeitura estará definindo novos protocolos de segurança e divulgará novo decreto municipal. Acompanhe as novidades através do site oficial da Prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br

Um comentário em “Lauro de Freitas: Medidas restritivas são prorrogadas até o dia 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram