Imagem da notícias

Camaçari: Operação remove barracos irregulares no Morro da Manteiga - LFTV

12 de abril de 2021

Na noite de domingo (11), uma operação da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, para remoção de barracos, cercados e estruturas montadas irregularmente no Morro da Manteiga, no bairro Nova Vitória.

A ação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), de uma guarnição do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga).

De acordo com a Suofis, 15 barracos foram removidos do local. As equipes retiraram as estacas de marcação, cabanas feitas de lona e bases já feitas no local. Na ocasião, três famílias que estavam no lugar no momento da ação, foram notificadas pelos fiscais e orientadas a comparecer, nesta segunda-feira (12/4), à Sedur, quando serão acompanhadas por uma escuta especializada.

Segundo o superintendente, coronel Pedro Cézar Archanjo, o local não tem estrutura alguma para receber pessoas no formato de moradia. “Trata-se de uma área pública de conservação do meio ambiente, que não cabe ser habitada. Aqui não há água, luz e o local faz parte de um programa municipal que já está em fase de planejamento”, contou o coronel.

Durante a ação, foram encontrados materiais de metais que foram recolhidos pela superintendência, além de alguns de suporte para obras de construção. A administração pública salienta, que os órgãos competentes já haviam comparecido no local e dado as devidas orientações às famílias para deixarem a área, por estarem cometendo um crime ambiental, que é a degradação do solo.

As infrações cometidas na área estão relacionadas à proibição do corte, exploração e supressão da vegetação primária ou em estágios avançado e médio de regeneração; bem como da exploração e a supressão de vegetação de manguezal e de restingas; além da destruição ou danificação de florestas nativas ou plantadas, ou vegetação fixadora.

Em caso de reincidências, suspeita e identificação de outros crimes ambientais e urbanísticos na sede e costa do município, a população pode contribuir denunciando esses atos por meio do telefone 0800 284 6734. O atendimento é de domingo a domingo, das 8h às 23h.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV