Imagem da notícias

Camaçari: População deve tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 - LFTV

20 de abril de 2021

Os grupos vacinados precisam estar atentos à data da segunda dose da vacina contra a Covid-19, já que, somente com as duas é conferida a imunidade ao paciente. Em Camaçari, até o momento, 16.414 pessoas, tomaram a primeira dose com o imunobiológico do Butantan e 8.437 a segunda, considerando o intervalo preconizado o abandono foi de 13%. Já em relação a vacina da Fiocruz, o número é de 9.143 pessoas, que ainda não tem atraso porque o tempo para segunda dose é maior.

As vacinas contra a Covid-19 aplicadas atualmente no Brasil, são: a CoronaVac, resultado da parceria entre o Instituto Butantan e a fabricante chinesa de medicamentos, Sinovac Biotech; e a AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e fruto de uma parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica AstraZeneca. Ambas são compostas de duas doses no esquema vacinal. Para a CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de 28 dias, enquanto que para a AstraZeneca, é de 12 semanas.

Em Camaçari, até o momento foram recebidas 43.373 doses de vacina, sendo 72% CoronaVac/Butatan e 28% Oxford/Fiocruz. Esse montante seguiu a seguinte distribuição: 17.623 primeiras doses de vacina CoronaVac/Butantan em dez lotes e 10.460 primeiras doses da vacina Oxford/Fiocruz em sete. Já para as segundas doses foram recebidas 13.500 da Vacina CoronaVac/Butatan em cinco remessas e 1.790 da Oxford/Fiocruz em dois lotes.

A Secretaria da Saúde (Sesau), faz o reforço para que a população não deixe de tomar o esquema completo da vacina, para a garantir a imunidade oferecida pelos imunobiológicos e controle mais rápido da doença no município. Já que o organismo precisa de contato suficiente com a substância da vacina para desenvolver uma resposta de proteção contra o vírus, o que não acontece só com uma dose.

Ainda de acordo com a pasta, a ausência da segunda dose não garante a proteção completa e duradoura contra a doença, que de acordo com estudos, é adquirida em média depois de duas semanas após esse reforço. A Sesau ainda destaca que além da importância de tomar a segunda dose da vacina a nível individual, quanto mais pessoas estiverem imunizadas de forma efetiva, ou seja, com as duas doses, mais rápido a doença será controlada de forma coletiva, à medida que o vírus deixa de circular de forma desenfreada.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV