Imagem da notícias

Lauro de Freitas: JUNHO LILÁS - teste do pezinho é realizado em todas as USF - LFTV

13 de junho de 2021

Com previsão de cerca de três mil nascimentos até o final deste ano em Lauro de Freitas, o teste do pezinho – um dos primeiros exames que deve ser feito em recém-nascidos para detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas – pode ser realizado qualquer dia da semana nas Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelo município. A campanha Junho Lilás reforça a importância da realização do exame no período adequado.

O superintendente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Hadson Namour, explica que o exame é obrigatório e ideal que seja feito a partir do terceiro dia de vida do bebê. “A coleta é realizada com uma gotinha de sangue retirada do calcanhar da criança. O material é encaminhado para o laboratório da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) para que sejam feitas as análises e verificada a presença de alterações”, explicou.

Entre as doenças que o exame pode identificar estão o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificadas e tratadas. As gestantes que fazem o pré-natal pelo SUS são orientadas desde o início da gravidez sobre a importância do teste. “Em caso positivo para alguma alteração, a APAE contacta novamente o paciente para o reteste”, informou Hadson.

O exame pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os pais ou responsáveis podem levar o recém-nascido nas USF: Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Espaço Cidadão, São Judas Tadeu, Tarumã e Pastor Israel Moreira, em Itinga. Em Portão, na USF Vila Nova, Irmã Dulce e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro é realizado na USF Padre João Abel, e no Capelão, na USF Manoel José Pereira. Em Vida Nova na USF Vida Nova e no Centro na USF Chafariz.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV