Imagem da notícias

Bahia: Gestores de esporte de 98 municípios serão capacitados para preenchimento do Novo Censo Esportivo - LFTV

19 de junho de 2021

As reuniões virtuais serão realizadas dias 21 e 22 de junho, atendendo, a cada dia, grupos de 51 e 47 gestores de sete Territórios de Identidade. 

Com a participação de 98 municípios pertencentes a sete Territórios de Identidade do estado, encerrou-se nesta sexta-feira, 18, a primeira etapa do ciclo de Seminários de Mobilização do Novo Censo Esportivo da Bahia. Nos dias 21 e 22, os gestores deste grupo já mobilizados irão participar de uma capacitação para preenchimento do formulário do censo, constituído por mais 100 questões relativas à realidade do esporte no município e hospedado em plataforma digital específica. 

“O balanço feito da adesão desta primeira semana de trabalho é extremamente positivo. Revela o quanto os gestores municipais estão sensíveis à necessidade de termos um diagnóstico detalhado sobre o esporte em nosso estado, com vistas à construção de políticas públicas para o esporte, sejam municipais, seja estadual,  cada vez melhores e com resultados práticos mais positivos”, observa o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, que tem participado dos seminários virtuais. 

A realização do Censo Esportivo baiano acontece por meio de cooperação técnica firmada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Universidade Federal do Paraná/Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie).  

O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, também destaca a excelente receptividade como a ação tem sido recebida pelos municípios. “Com o desmonte do sistema nacional de esporte, quando sequer temos um ministério voltado para essa área, os estados e municípios se ressentem da ausência de uma coordenação nacional da política esportiva e da falta de recursos”, destaca o gestor da Sudesb. 

Plano Estadual – Ainda de acordo com Vicente, “a realização deste censo esportivo cresce em importância, considerando que ao final teremos um produto fidedigno à realidade dos 417 municípios baianos. Será a partir deste levantamento que será criado o Plano Estadual de Esporte da Bahia”, informou o gestor, destacando que conhecer os dados também será importante instrumento para que os municípios planejem também suas próprias políticas. 

No início de julho, os seminários de mobilização, todos virtuais, serão retomados, atendendo os municípios dos demais 20 territórios que formam o estado baiano. O primeiro grupo mobilizado e que será capacitado já na próxima semana tem como participantes os municípios dos Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavo e  Piemonte da Diamantina. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV