Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Procon participa da operação “Petróleo Real” - LFTV

9 de julho de 2021

Agentes do Procon de Lauro de Freitas participaram, na manhã desta quinta-feira (08), da operação “Petróleo Real”, encabeçada pelo Ministério da Justiça com o apoio da Polícia Civil da Bahia, para combater a adulteração de combustíveis e emissão de notas fiscais falsas. Não foram encontradas irregularidades nos oito estabelecimentos vistoriados no município. 

A força-tarefa realizou a aferição das bombas de abastecimento e avaliou aspectos como a qualidade dos combustíveis, a regularidade dos documentos fiscais e de sua emissão, entre outras possíveis infrações administrativas e criminais. 

O órgão municipal também realizou a 2ª fase da operação “Postos de Combustíveis”, iniciada em abril, com o objetivo de averiguar a transparência da composição dos preços ao consumidor, precificação do produto, existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e validade dos produtos vendidos nos estabelecimentos. 

Segundo o diretor de fiscalização do Procon Lauro de Freitas, Breno Mauro Lemos, a ação assegura a qualidade dos serviços e produtos ofertados aos clientes. 

A qualidade do combustível foi avaliada através do equipamento Infravermelho por Transformada de Fourier, que apresentou resultados em tempo real sobre a densidade da gasolina, álcool e diesel. 

A faixa de densidade considerada dentro dos padrões pela legislação vigente para gasolina é de 0,7300 g/ml a 0,7700 g/ml; do diesel entre 0,815g/ml a 0,853 g/ml e etanol varia entre 0,802 g/ml e 0,811 g/ml, segundo o perito criminal do DTP, Augusto César Costa Souza.

“A gente observa também o teor de etanol na gasolina, que deve girar em torno de 27%. Lembrando que por se tratar de uma mistura, os valores de densidade são estimados dentro de uma faixa aceitável”, explicou.

O material considerado fora dos padrões foi encaminhado ao laboratório do órgão para melhor avaliação. 

A ação também contou com o apoio da Polícia Federal e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), além do Departamento de Polícia Técnica, Procon Lauro de Freitas, Procon Bahia e Polícia Civil da Bahia. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV