Imagem da notícias

Bahia: Copa Norte e Nordeste e criação de centro de treinamento estão na pauta na retomada do calendário de basquete baiano - LFTV

24 de agosto de 2021

A retomada do calendário de competições do basquete foi pauta de encontro mantido na manhã desta segunda-feira (23), entre Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e os dirigentes da modalidade na Bahia, Walter José Fernandes e José Lopes, mais conhecido como Índio, respectivamente presidente e vice-presidente da Federação Baiana de Basquete (FBB). 

Além do apoio à retomada ao calendário, o diretor Vicente Neto ressalta “a importância de fortalecer o estímulo à pratica do basquete em nosso estado, apoiando as ações de iniciação e os eventos, entendendo que a atividade esportiva é algo essencial para a qualidade de vida das pessoas. E depois de tudo que temos passado nestes quase dois anos, com as limitações e tristezas impostas pela pandemia, nada mais salutar do que fomentar o esporte, que em geral é uma pauta que traz alegria e saúde”, observa o gestor. 

Copa N/NE – Dentre os apoios já definidos à modalidade, está a realização da Copa Norte e Nordeste de Basquete sub 17, prevista para acontecer entre 28 de outubro e 2 de novembro. “Trata-se de uma etapa seletiva do campeonato brasileiro da categoria, com participação de seleções masculinas e femininas. Estamos pleiteando o apoio a este evento por meio do Programa FazAtleta, mas teremos também o apoio da Confederação Brasileira de Basquete”, informou o presidente da FBB, Walter José. 

Esteve ainda na pauta da reunião tema como a inclusão de Ipiaú e Jacobina  no projeto Tour Bahia, Esporte e Educacional – Circuito de Esporte e Educação, apoiado pelo Sudesb, com realização de aulas de basquete, boxe e badminton em outras 35  cidades baianas. A iniciativa tem o intuito de estimular a prática esportiva no meio estudantil, especialmente entre universitários e alunos do ensino médio, por meio de clínicas de iniciação esportiva e uma arena multiesportiva transitória.  

Segundo a FBB, em Ipiaú e Jacobina têm despontado o interesse de muitos jovens para a prática do basquete. “Como ainda têm pouca estrutura para o desenvolvimento da modalidade, importante que estes municípios tenham o fomento da Sudesb neste início, com vistas ao crescimento do basquete naquelas regiões”, defende Índio. 


Centro de Treinamento e Copa América – A implantação do primeiro centro de Treinamento de Basquete 3×3 do Brasil, com atendimento aos atletas de base e também ao público cadeirante, e a realização da Copa América forma temas tratados pela Sudesb e a FBB. 

De acordo com o vice-presidente Índio, a criação do Centro de Treinamento terá financiamento do Ministério da Cidadania, que hoje abriga a Secretaria Nacional de Esporte. “Estamos na fase de apresentação da documentação para formalizar parceria com o Ministério, mas iremos precisar de apoio do Governo do Estado para viabilização desta iniciativa, a primeira do Brasil”, observa o dirigente Índio. 

Quanto à Copa América, o presidente da FBB Walter confirmou, sim, que Salvador disputa sediar uma das etapas da Copa América. “Desde 1984, não acontece, no Brasil, uma edição da Copa América. A Federação da Bahia está empenhada em garantir nossa capital como uma das sedes, mas ainda não conhecemos o caderno de encargos que envolve um evento deste porte, daí não podermos confirmar ainda sobre a certeza de que iremos sediar. Mas estamos na disputa e seria muito importante para o basquete baiano ter Salvador sediando uma das etapas”, afirmou Walter, que também é vice-presidente da região nordeste da Confederação Brasileira de basquete., 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV