Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Feira de Economia Solidária no Calf recebe mulheres empreendedoras da Região Metropolitana - LFTV

28 de agosto de 2021

Na manhã da sexta-feira (27), A Feira de Economia Solidária, que acontece tradicionalmente às sextas-feiras no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), contou com a participação mais que especial de quatro mulheres empreendedoras vinculadas ao Centro Público de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador (Cesol RMS-2). No local foi possível encontrar uma variedade de produtos entre alimentícios, artesanatos e acessórios, através das bancas encabeçadas pelo público feminino.

A beijuzeira Jamile Lima saiu de Camaçari para comercializar seus produtos no local com itens a partir de R$ 3. Na venda dela, que empreende há dois anos, foi possível encontrar além de beijus, bolos, aipim, coco seco e pamonhas. “Depois dessa assessoria estamos expandindo o nosso negócio e apresentando nossos produtos para muito mais pessoas. Já tivemos em feiras, shoppings e até em mercados. Então, hoje, eu me considero uma mãe, empreendedora e batalhadora”.

A artesã Márcia Simões, da Bela Mesa Art Decor, destacou que a iniciativa viabiliza a expansão do seu pequeno negócio. “Mesmo que não venda, a gente divulga o nosso produto. Então, é bom para nós, enquanto vendedores, e também para os clientes, que têm acesso a produtos de qualidade”. Ela comercializa produtos como xícaras, crochê, macramê e mandalas, a partir de R$ 15.

Quem passou por lá, aprovou a iniciativa. A servidora Maria da Conceição, 47, garantiu o café da manhã e um lanche para casa. “Todo mundo lá em casa ama bolo de aipim. Aproveitei a oportunidade de comprar aqui, sem sair do trabalho, e comprei também pra levar pra casa”.

As empreendedoras fazem parte dos 128 empreendimentos associados ao Cesol RMS-2, formado por seis municípios da região, ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O intuito é utilizar espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, para articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.

A agente socioprodutiva do Cesol, Raquel Maia, destacou que a participação na Feira torna-se ainda mais importante diante da pandemia, que refletiu diretamente nos pequenos comércios. “É uma política pública muito importante para desenvolver os grupos produtivos de artesanato e agricultura familiar neste período de pandemia, onde foi cessada a oportunidade de comercialização por dificuldade de mobilidade. Hoje, essa oportunidade de espaço no Calf ajuda a angariar recursos para multiplicar a produção e pagar as contas em casa. Somos gratas pela oportunidade”, afirmou.

Quem perdeu a edição de ontem, 27, pode marcar compromisso agenda para prestigiar o evento na próxima sexta-feira (03). A agente socioprodutiva antecipou que outras quatro empreendedoras marcarão presença no espaço.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV