Imagem da notícias

Camaçari: CCJ recebe representantes da comunidade LGBTQIA+ para tratar de PL vetado pela Casa - LFTV

23 de setembro de 2021

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Camaçari recebeu, na manhã de quarta-feira (22/09), representantes da comunidade LGBTQIA+, que procuraram o Legislativo para tratar do Projeto de Lei Nº 048/2021, que tramitou na Casa Legislativa e propõe a criação do Programa de Combate à Discriminação, ao Preconceito e à Violência contra a População LGBTQIAP+, denominado “+ Respeito”.

De autoria do vereador Jamessom (PSL), o PL foi vetado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) por apresentar vício de iniciativa. Segundo o parecer emitido pelo colegiado, o projeto é inconstitucional por interferir na estrutura, organização e funcionamento dos órgãos da administração, ferindo o art. 69, inciso IV e art. 94, inciso VII da Lei Orgânica Municipal, e por ferir o princípio constitucional da separação de poderes.

A reunião foi conduzida pelo relator da CCJ, vereador Gilvan Souza (PSDB), e contou com a presença do subprocurador da Casa, Lucas Biondi. Na ocasião, o vereador explicou como se deu a tramitação do projeto e falou sobre o parecer emitido pela Comissão. “É importante esclarecer que o veto ao projeto foi apenas por uma questão legal, já que a Câmara não pode interferir nas questões administrativas do Poder Executivo. Mas deixamos claro que a proposta é de extrema relevância e que podemos fazer uma articulação para fortalecer a proposta, inclusive com a realização de audiência pública sobre o tema e a transformação do mesmo em uma Indicação que pode ser apresentada pelo Legislativo”, esclareceu Gilvan Souza.

O parlamentar ainda destacou que o debate é importante e que deve ser feito com a participação da comunidade LGBTQIA+ para que as propostas surjam fortes e efetivas. “É preciso atender a critérios legais, inclusive para garantir que a legislação não nasça com fragilidades que possam deixar as ações reais apenas no papel, sem trazer avanços para essas pessoas. Muito produtiva essa reunião que nos aproxima do grupo e nos dá ainda mais a noção de quais são as lutas da comunidade”, pontuou.

Um dos integrantes do grupo que esteve na reunião foi Carlos Santos, gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e coordenador do Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTIA+ (SOMA). Ele explicou que a procura pelo Legislativo foi impulsionada pela busca de informações oficiais sobre o motivo do veto.

“Viemos buscar essa resposta porque precisamos dar uma satisfação à comunidade sobre o andamento de propostas importantes que podem representar avanços para essas demandas. A reunião foi imprescindível para entendermos quais foram os critérios para o veto e, a partir disso, aprofundar o diálogo e aprimorar as ações. Nosso anseio é que haja em nossa cidade legislações específicas que possam abarcar e acolher nossas necessidades e que garantam nossos direitos como cidadãos”, avaliou.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV