Imagem da notícias

Educação: 'Oficinas do MAM' abrem inscrições nesta segunda-feira (11) para mais três novos cursos gratuitos - LFTV

11 de outubro de 2021

Os novos cursos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) trazem como ministrantes o fotógrafo Christian Cravo, a professora da EBA/UFBA e doutora em artes visuais, Anna Paula da Silva, o historiador Diego Azevedo, a game designer Silvani Neri e a museóloga e especialista em conservação, Sandra Regina

As ‘Oficinas do MAM-Bahia’ abrem inscrições via site www.oficinasdomam.com.br a partir desta segunda-feira (11.10) para mais três novos cursos gratuitos: ‘Processos Criativos – Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar’ com 25 vagas e que acontecerá às sextas-feiras das 18h às 21h; ‘Pesquisa e Documentação em Acervos Artísticos: Obras e experiências do MAM-Ba’ com 30 vagas, sempre às sextas-feiras das 14h às 16h; e o curso ‘Processos Criativos em Fotografia’ com 50 vagas, as terças e sextas-feiras, das 13h às 17h. As inscrições só acontecem no período de 11 a 15 de outubro (2021) via site www.oficinadomam.com.br onde estarão também todas as informações acerca dos cursos.

CRIAÇÃO de HISTÓRIAS – ‘Processos Criativos – Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar’ terá aulas de 22 de outubro a 12 de novembro (2021), tendo como ministrantes o historiador Diego Azevedo e a game designer Silvani Neri. Segundo eles, apresentará ferramentas para criação de histórias ao mesmo tempo em que discutirá o espaço entendido Entre o Sertão e o Mar do Nordeste do Brasil, fazendo uso do RPG (estilo de jogo narrativo) como ferramenta de criação de histórias.

“A escrita sobre um povo é sempre recheada de invenções e escrever sobre um espaço é resgatar experiências que talvez nem tenhamos vivido, mas ouvimos falar”, explica Diego Azevedo. Para ele, escrever é sempre um processo que fala da história e fala de quem escreve. “Escrever narrativas Entre Sertão e Mar é sempre inventar e reinventar. Além disso, precisamos falar de nós da nossa terra e do nosso povo”, diz Silvani Neri. Ambos reforçam a ideia que são necessários o repensar, reinventar, redescobrir povo, terra, espaço e identidade; o que é sertão, mar, interior, religiosidade e recôncavo. “A resposta para isso se dará na escrita, utilizando a ferramenta do Role-Playing Game”, completa Silvani.

DOCUMENTAÇÃO e FOTOGRAFIA – O curso ‘Pesquisa e Documentação em Acervos Artísticos: Obras e experiências do MAM-Bahia’ acontecerá de 5 de novembro a 3 de dezembro (2021) com as professoras Anna Paula da Silva e Sandra Regina Jesus. Segundo elas, a proposta é apresentar e discutir sobre a documentação e a pesquisa em gestão de acervos artísticos, tendo como foco a experiência do MAM-Bahia. Este curso dispõe de 30 vagas, mas 10 delas são reservadas para estudantes de graduação em Museologia da UFBA.

Já o curso ‘Processos Criativos em Fotografia’ será de 5 de novembro a 17 de dezembro apresentando projetos da carreira do artista Christian Cravo como exemplos no desenvolvimento de temas e narrativas. Influências e períodos na história da arte que foram determinantes para o seu lastro artístico também estão na programação. O curso terá oito aulas, sendo duas introdutórias, duas práticas, uma para seleção de imagens capturadas e uma para apresentação dos trabalhos, além da montagem e abertura de exposição.

OFICINAS – O MAM-Bahia é um equipamento do Instituto do Patrimônio (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA). O projeto Oficinas do MAM 2021 conta com patrocínio da SICOOB Seguradora e do BANCOOB, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoiam ainda: Instituto SICOOB, MAM, IPAC/SecultBA e Governo da Bahia. A realização é da Trevo Produções, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Mais de 1.000 pessoas se inscreveram na 1ª Etapa das Oficinas que começou em 6 de julho deste ano (2021), tornando-se um recorde de público para cursos similares em Salvador. O museu está com a exposição ‘O museu de Dona Lina’ aberta até 19 de dezembro, de terça a domingo, sempre das 13h às 17h. Já o Café e os Pátios externos estão abertos das 12h às 20h. A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) são gratuitos. Mais informações: www.mam.ba.gov.br, nossas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h.

MINI-BIOGRAFIAS

DIEGO AZEVEDO é autor de historiografia em bases lúdicas através do estúdio de jogos Historiart. Criador dos jogos Caçadas Primais, Movin’On e Mares do Sertão e criador do curso de criação de jogos Entre Sertão e Mar. É professor de Robótica educacional e história na rede privada de ensino e estudante de arquitetura e urbanismo com mestrado em História urbana e foco na produção de modelagem da informação da construção. SILVANI NERI é Game Designer da série de micro-jogos de RPG A Trama do Criar, autora do e-book Jogos de Tabuleiros na Aprendizagem, do curso de Criação de Histórias Entre o Sertão e o Mar, dos cursos Game Design – a Mecânica de Criação de jogos, do curso Design Experience. CEO da LAB108, Head da BDS Labs. Coordenadora geral da Oficinas Lúdicas, organizadora das game jams Salvador Diversa e Game Jam Plus – Salvador, curadora de conteúdo do Gamepólitan, Anipólitan e Literogames. Mentora da Rede de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira.

ANNA PAULA DA SILVA é licenciada em História (UniCEUB), bacharela em Museologia (UnB), mestra em Museologia (UFBA) e doutora em Artes Visuais (UnB). É também professora do Departamento de Museologia da UFBA. Atualmente, seus temas de pesquisa são em musealização de arte contemporânea, musealização e arquivamento de arte da performance e de seus vestígios, e estudos de cursos de graduação em Museologia no Brasil. SANDRA REGINA é bacharela em Museologia pela UFBA, especialista em Conservação, documentarista, laudista e courier. Sandra integra a equipe técnica do MAM-Bahia desde 2005 onde  coordena o Núcleo de Acervo e Pesquisa Museológica.

CHRISTIAN CRAVO é nascido em 13 de agosto de 1974, de mãe dinamarquesa e de pai brasileiro, Christian Cravo foi criado num ambiente artístico na cidade de Salvador, Bahia, já que é neto do artista Mário Cravo Júnior e filho de Mário Cravo Neto. Em 1991, aos 17 anos, sai da Dinamarca e volta ao Brasil iniciando depois 18 meses de viagem pelo Nordeste. Em 1993, interrompe suas andanças para cumprir o serviço militar nas forças armadas dinamarquesas. Com vinte e dois anos, volta ao Brasil. Nos últimos 25 anos, Christian teve seu trabalho exposto no MAM-Bahia, Ministério da Cultura (Brasília), Instituto Tomie Ohtake e Museu Afro Brasil (SP), Museu da Fotografia (Fortaleza) e Museu Oscar Niemeyer (Curitiba). Galerias onde passaram suas mostras: Throckmorton Fine Art (Nova York), Billedhusets Galeri (Copenhague), Dan Galeria (SP) e Paulo Darzé (Salvador). Participou de mostras coletivas: Witkin Gallery (Nova York), S.F. Camera Works Gallery (São Francisco), bienal Fotofest (Houston) e Palais de Tokyo (Paris). Recebeu prêmios do MAM-Bahia e Mother Jones International Fund for Documentary Photography, além de bolsas da Fundação Vitae e da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé. Em 2016 foi premiado pela APCA pela melhor exposição fotográfica de 2015. Livros: Irredentos (2000), Roma noire, ville métisse (Autrement, 2005), Nos Jardins do Éden (2010), Exú Iluminado (2012), Christian Cravo (Cosac & Naify, 2014), Mariana e Luz e sombra (2016) e Filhos de Gandhy (2018).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV