Imagem da notícias

Padaria Comunitária inaugurada em Lauro de Freitas leva esperança a moradores em situação de vulnerabilidade social - LFTV

13 de novembro de 2021

O equipamento beneficiará moradores em situação de vulnerabilidade social do Conjunto Habitacional Lauro de Freitas, no Jambeiro

Com música, balões e fogos de artifício, a Padaria Comunitária Ideal foi inaugurada nesta sexta-feira (12), em Lauro de Freitas. O equipamento beneficiará moradores em situação de vulnerabilidade social do Conjunto Habitacional Lauro de Freitas, no Jambeiro, onde o prédio está fixado, e do residencial Quinta da Glória, no Parque São Paulo. No local, a população poderá aprender a produzir e retirar pães de forma gratuita. O objetivo é qualificar e oportunizar a ampliação da renda entre as famílias afetadas principalmente pela crise gerada pela pandemia do coronavírus.

O projeto foi idealizado pela Associação de Comunitária Ideal e fomentado através do edital Década Afrodescendente da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Social (Sepromi). “O edital garantiu o recurso financeiro para esta iniciativa que é voltada também para a prevenção e enfrentamento aos efeitos do coronavírus. A Padaria Comunitária Ideal promoverá sustentabilidade e geração de renda para a população local”, falou a prefeita Moema Gramacho, presente na inauguração.

De acordo com o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADRIR), Ricardo Andrade, um novo convênio será celebrado a partir de dezembro, o que possibilitará a ampliação do projeto, que além de pão, produzirá também sonhos e bolos. “Toda produção será distribuída de forma gratuita para a comunidade, a partir de um cadastro local, que considera o grau de vulnerabilidade das famílias, priorizando mulheres, mães solteiras e pessoas com deficiência”, disse.

Os recursos do edital devem garantir a confecção das massas por um período dois meses, depois, os pães, bolos e sonhos serão vendidos a preço de custo. “Isso fará a economia local girar e o projeto se tornará autosutentável”, explicou Ricardo.

Ao lado da secretária da Sepromi, Fabya Reis, do deputado federal Jorge Solla, secretários e vereadores, Moema também lembrou a importância do momento durante o Novembro Negro. “Esse é um momento histórico. Abrimos este espaço no mês em que debatemos e refletimos sobre as políticas para a população negra, que é maioria entre os mais vulneráveis. Esse equipamento é uma demonstração do processo democrático, fomos selecionados através de um edital. Este é um projeto com alcance social imenso”, ressaltou.

Os moradores da localidade que tiverem interesse em integrar o projeto devem ir até o equipamento para realizar o cadastro. “Serão selecionadas pessoas dispostas e que devem ter o NIS (Número de Identificação Social), pessoas em situação de vulnerabilidade social, indicadas por lideranças locais, como mulheres e deficientes”, informou Ricardo.

Animada com a possibilidade de aprender a confeccionar seus pães, bolos e sonhos, Irani dos Santos, moradora da localidade, acredita que a proposta do equipamento é muito positiva. “Aqui temos muitos jovens que precisam de uma ocupação no turno oposto à escola para ajudar financeiramente em casa”, falou. Jovenilda Santos, pensa da mesma forma. Ela está desempregada desde o começo do ano e vê no equipamento uma maneira de voltar ao mercado. “Quero aprender para fazer disso minha fonte de renda”, disse otimista.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV