Imagem da notícias

Camaçari: Indicação pede agilidade no agendamento e realização de cirurgias de vesícula - LFTV

25 de novembro de 2021

Uma matéria voltada para a área de saúde e lida na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta quinta-feira (25), gerou longo debate e recebeu apoio dos parlamentares da Casa. Apresentada pelo vereador Val Estilos (REPUBLICANOS), a Indicação Nº 1150/2021 pede ao Executivo Municipal que todo paciente que dê entrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com quadro de colelitíase (inflamação da vesícula) -que necessite de cirurgia eletiva ou precise de avaliação com médicos especializados – seja acolhido e encaminhado à regulação do município para que tenham a consulta e procedimento cirúrgico agendado.

Segundo o autor da matéria, a indicação aponta a necessidade de oferecer um atendimento humanizado e para garantir que o paciente seja direcionado para ter o seu problema de saúde definitivamente resolvido com a realização do seu procedimento cirúrgico. “Quero pedir a todos os vereadores que atentem para essa indicação que apresento hoje. Os pacientes com infecção na vesícula têm nos relatado que procuram a UPA, em momento de crise da doença, lá sendo atendidos, medicados e encaminhados de volta pra casa”, mencionou.

Segundo o parlamentar, o correto é que o paciente saia da unidade de saúde já agendado para a regulação com o protocolo de solicitação do procedimento necessário. “Esses pacientes não estão sendo direcionados para a realização do procedimento cirúrgico, que na maioria dos casos de inflamação da vesícula é o que normalmente necessita ser feito. Essa cirurgia é classificada como eletiva, mas precisa ser feita. O município precisa acolher o paciente e encaminhar para regulação para agendamento da cirurgia com agilidade. Muitos pacientes estão sofrendo além do que deveriam por conta dessa falta de encaminhamento para cirurgia”, avaliou Val Estilos.

O vereador Tagner (PT) fez uso da tribuna para apoiar a indicação e reforçou a necessidade de que a mesma seja atendida o mais breve possível. “O município tem contrato com a clínica que faz diversos tipos de cirurgias eletivas e não entendo porque esse serviço não vem sendo prestado de maneira adequada. Recebemos muitos pedidos de ajuda para a realização de diversas cirurgias consideradas simples. O fluxo de realização dessas cirurgias não está funcionando como deveria. Precisamos cobrar que isso aconteça com agilidade”, acrescentou.

O vereador Gilvan Souza (PSDB) parabenizou a iniciativa da indicação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde. “Existe uma demanda reprimida nos serviços de cirurgias eletivas que o município tem feito muito esforço para zerar e atender a todos. A indicação é importante para contribuir nesse sentido e temos certeza que esse é o foco da Secretaria da Saúde”, afirmou.

Ainda durante a sessão, foram entregues algumas Moções de Aplausos aprovadas pela Casa Legislativa. Uma delas, de autoria do vereador Gilvan Souza (PSDB), parabenizou os atletas Lucas Dantas Amorim e Gerson de Souza Andrade Filho. Os dois são maratonistas, moradores de Vilas de Abrantes, e alcançaram posições de destaque no 3º desafio 4 faróis 100km de Salvador a Praia do Forte.

A outra, de autoria do vereador Júnior Borges (DEM), foi entregue à jornalista Jany Silva, pela passagem do seu aniversário, comemorado dia 26 de novembro. Na oportunidade, o vereador destacou a importância da atuação da profissional para o desenvolvimento da cidade. “Jany é uma grande profissional, que tem feito um trabalho importante para nossa cidade e para toda região. Queremos registrar nosso agradecimento por toda sua contribuição como pessoa e como jornalista com um trabalho genuíno e de muita responsabilidade”, declarou Júnior Borges.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV