Camaçari: Indicação pede agilidade no agendamento e realização de cirurgias de vesícula

Uma matéria voltada para a área de saúde e lida na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta quinta-feira (25), gerou longo debate e recebeu apoio dos parlamentares da Casa. Apresentada pelo vereador Val Estilos (REPUBLICANOS), a Indicação Nº 1150/2021 pede ao Executivo Municipal que todo paciente que dê entrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com quadro de colelitíase (inflamação da vesícula) -que necessite de cirurgia eletiva ou precise de avaliação com médicos especializados – seja acolhido e encaminhado à regulação do município para que tenham a consulta e procedimento cirúrgico agendado.

Segundo o autor da matéria, a indicação aponta a necessidade de oferecer um atendimento humanizado e para garantir que o paciente seja direcionado para ter o seu problema de saúde definitivamente resolvido com a realização do seu procedimento cirúrgico. “Quero pedir a todos os vereadores que atentem para essa indicação que apresento hoje. Os pacientes com infecção na vesícula têm nos relatado que procuram a UPA, em momento de crise da doença, lá sendo atendidos, medicados e encaminhados de volta pra casa”, mencionou.

Segundo o parlamentar, o correto é que o paciente saia da unidade de saúde já agendado para a regulação com o protocolo de solicitação do procedimento necessário. “Esses pacientes não estão sendo direcionados para a realização do procedimento cirúrgico, que na maioria dos casos de inflamação da vesícula é o que normalmente necessita ser feito. Essa cirurgia é classificada como eletiva, mas precisa ser feita. O município precisa acolher o paciente e encaminhar para regulação para agendamento da cirurgia com agilidade. Muitos pacientes estão sofrendo além do que deveriam por conta dessa falta de encaminhamento para cirurgia”, avaliou Val Estilos.

O vereador Tagner (PT) fez uso da tribuna para apoiar a indicação e reforçou a necessidade de que a mesma seja atendida o mais breve possível. “O município tem contrato com a clínica que faz diversos tipos de cirurgias eletivas e não entendo porque esse serviço não vem sendo prestado de maneira adequada. Recebemos muitos pedidos de ajuda para a realização de diversas cirurgias consideradas simples. O fluxo de realização dessas cirurgias não está funcionando como deveria. Precisamos cobrar que isso aconteça com agilidade”, acrescentou.

O vereador Gilvan Souza (PSDB) parabenizou a iniciativa da indicação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde. “Existe uma demanda reprimida nos serviços de cirurgias eletivas que o município tem feito muito esforço para zerar e atender a todos. A indicação é importante para contribuir nesse sentido e temos certeza que esse é o foco da Secretaria da Saúde”, afirmou.

Ainda durante a sessão, foram entregues algumas Moções de Aplausos aprovadas pela Casa Legislativa. Uma delas, de autoria do vereador Gilvan Souza (PSDB), parabenizou os atletas Lucas Dantas Amorim e Gerson de Souza Andrade Filho. Os dois são maratonistas, moradores de Vilas de Abrantes, e alcançaram posições de destaque no 3º desafio 4 faróis 100km de Salvador a Praia do Forte.

A outra, de autoria do vereador Júnior Borges (DEM), foi entregue à jornalista Jany Silva, pela passagem do seu aniversário, comemorado dia 26 de novembro. Na oportunidade, o vereador destacou a importância da atuação da profissional para o desenvolvimento da cidade. “Jany é uma grande profissional, que tem feito um trabalho importante para nossa cidade e para toda região. Queremos registrar nosso agradecimento por toda sua contribuição como pessoa e como jornalista com um trabalho genuíno e de muita responsabilidade”, declarou Júnior Borges.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram