Imagem da notícias

Entretenimento: MAM lança VISITA VIRTUAL e GALERIA de ARTISTAS e OBRAS com acesso gratuito até domingo (28) - LFTV

26 de novembro de 2021

A exposição em cartaz no MAM-Bahia já totaliza 37,4 mil visitas presenciais em quatro meses, sendo cerca de 9,3 mil pessoas por mês, com visitação de terça a domingo

A partir de agora, interessados de qualquer lugar do mundo podem acessar pela internet via link http://virtual.mam.ba.gov.br/ a ‘Visita Virtual’ da exposição ‘O Museu de Dona Lina’ que está em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) e a ‘Galeria de Artistas e Obras’ com fotos e minibiografias no link http://www.mam.ba.gov.br/gallery/o-museu-de-dona-lina/. A intenção do MAM-Bahia é ampliar as possibilidades de acesso às suas exposições e as informações produzidas no museu.

“É obrigação de qualquer museu e centro cultural preparar suas exposições para ampla de difusão – inclusive online –, promovendo a guarda da memória e a difusão das artes e da cultura”, destaca o diretor do MAM-Bahia, Pola Ribeiro. “Tudo que é produzido no museu, se for possível, estará na internet via site do museu (www.mam.ba.gov.br), redes sociais e outros canais”, explica o diretor do MAM-Bahia. Segundo o curador do MAM, Daniel Rangel, a experiência da ‘Visita Virtual’ possibilita perceber a espacialização curatorial e o diálogo entre as obras. “É uma visita que complementa o uso da tecnologia no museu e possibilita a fruição diretamente ligada à proposta da curadoria da exposição de relacionar as artes popular, moderna e contemporânea”, complementa Rangel.

EXPERIÊNCIA e SOFTWARE – A ‘Visita Virtual’ foi realizada por Emerson Cabral e a empresa ‘Nossa Memória, Nossa Cultura’, com fotografia, programação e imagens de drone de Alex Baradel, locução de Evelin Buchegger, além de textos de Isabel Gouvêa, coordenadora do Educativo/MAM. “É uma experiência virtual interativa baseada em espaços e obras de arte reais na ambiência do Solar do Unhão”, elucida Emerson. Cada internauta escolhe por onde ir e quais obras deseja ver mais de perto e saber mais informações.

“O internauta percorre a ‘Visita Guiada’ pelas setas que indicam avanço pelo espaço expositivo e ao aparecer um ícone ‘i’ (mais informações) em cima de uma obra de arte, clica nela e obtém mais dados na ficha sobre a obra e o artista”, detalha Emerson. A tecnologia é composta por fotografias panorâmicas de 360 graus (horizontal e vertical), reproduzindo campo visão completo. “Cada fotografia 360º é integrada a um software que cria e elabora a interatividade, permitindo fotos, textos, além de futuros vídeos e comentários sonoros, dentre outras possibilidades”, finaliza Emerson.

40 MIL VISITANTES – Em quatro meses de abertura, a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ já totaliza 37,4 mil visitas presenciais, sendo cerca de 9,3 mil pessoas a cada mês, das terças-feiras aos domingos, de 13h às 17h. Para a segurança dos frequentadores do MAM, é obrigatório o uso de máscaras faciais.

“O museu dispõe ainda de mais de 2.500 m² de áreas livres a céu aberto com ventilação permanente, além de totens com álcool e outros explicativos com os protocolos de saúde a serem obedecidos”, detalha a coordenadora geral do MAM, Marília Gil. Para mais informações acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), o site ou ligue para o telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h. O MAM é vinculado ao Instituto do Patrimônio da Secretaria de Cultura (SecultBA).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV