Imagem da notícias

Novembro Azul: Hospital Jorge Novis realiza mutirão para prevenção do câncer de próstata - LFTV

28 de novembro de 2021

Em Lauro de Freitas, mais de duzentos homens receberam atendimentos com médicos clínicos, urologistas, oftalmologista e exames de ultrassom.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, a ação acontece em alusão ao Novembro Azul, campanha de alerta para prevenção do câncer de próstata, umas das doenças que mais matam homens no Brasil. “O objetivo é ampliar a oferta de atendimentos a fim de diminuir a demanda reprimida causada pela pandemia e dessa forma desafogar o fluxo na regulação”, falou.

Em cada sala um atendimento era oferecido. Aguardando sua vez ansioso, Paulo Pereira, 50 anos, conta que há dois anos passou a buscar atendimento médico ambulatorial com frequência por precaução. “Antes eu não dava a devida atenção para isso, mas mudei meus pensamentos e atitudes entendendo que prevenir é a forma mais inteligente de se manter a saúde”, contou.

Antes de passar pela sala do médico urologia, o paciente responde aos questionamentos da triagem. Sinais como fluxo constante da urina, incontinência e micção frequente noturna acendem o alerta. “Para prevenir a doença o homem deve focar no cuidado integral da sua condição de vida e visitar o médico com regularidade. Homens com histórico familiar de câncer de próstata devem começar a rotina preventiva aos 45 anos”, informou o médico urologista, Márcio Barreto.

Em Lauro de Freitas, além do hospital Jorge Novis, os cuidados com a saúde masculina passam pela atenção primária nas 16 Unidades de Saúde da Família (USF). Nestes equipamentos, os pacientes recebem atendimento médico e, se necessário, são encaminhados para especialistas e exames como por exemplo o Antígeno Prostático Específicos (PSA). “Por ser uma doença em muitos casos assintomática, somente a regularidade nas visitas médicas é capaz de detectar a doença ainda no início, quando as chances de cura são maiores”, frisou Barreto.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV