Kátia Oliveira cobra do governo do estado regulamentação da lei “Parada Segura” no transporte público

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis decidiu seguir a sugestão da deputada e adotou uma medida similar


A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) cobrou nesta quarta-feira (15) do governo do estado a regulamentação da Lei nº 14.231, chamada de “Parada Segura”. A legislação garante a mulheres, idosos e pessoas com deficiência o direito de desembarcarem fora dos pontos de ônibus, em locais mais seguros, no sistema de transporte coletivo intermunicipal da Bahia, das 21h às 5 horas. 

A legislação foi promulgada em fevereiro de 2020 e, após quase dois anos, ainda não foi regulamentada pelo Executivo. A parlamentar destaca que a medida é fundamental para garantir mais segurança aos usuários do transporte coletivo, que enfrentam diversos casos de insegurança, principalmente à noite. 

“Precisamos conscientizar o governo do estado para a importância da regulamentação desta lei, que traz mais segurança para idosos, mulheres e pessoas com deficiência, que terão maior conforto para pararem em um local mais apropriado, menos inseguro e mais próximo ao destino final deles. Já são quase dois anos desde a promulgação e ainda não temos uma sinalização do governo sobre a regulamentação”, disse. 

Kátia Oliveira elogiou uma medida similar adotada pela Prefeitura de Salvador, que garantiu às mulheres o direito de solicitar o embarque e desembarque fora dos pontos de parada cadastrados nos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade das 21h às 5h. A medida tem 15 dias de adaptação e orientação até que entre em vigor. 

“O prefeito Bruno Reis, que seguiu nossa sugestão, demonstra muita sensibilidade ao adotar uma medida tão importante para proteger as mulheres. Agora, é necessário que a Lei Parada Segura seja regulamentada pelo Governo do Estado, por meio da Agerba, para que este benefício seja estendido para todas as mulheres, idosos e pessoas com deficiência na Bahia”, ressaltou.
Attachments area

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram