Imagem da notícias

Dezembro Laranja estimula fotoproteção contra câncer e efeitos do envelhecimento precoce da pele - LFTV

18 de dezembro de 2021

A estimativa mais recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de quase 180 mil novos casos anuais e mais de 2,5 mil mortes por câncer de pele não-melanoma.

Os números relacionados ao câncer de pele no Brasil, principalmente o do tipo não-melanoma, são alarmantes.

Embora o tipo melanoma registre um número menor que nove mil casos por ano, ele é o mais agressivo e as mortes causadas pela doença são expressivas: quase duas mil. A exposição solar em excesso e/ou sem proteção por longos períodos, principal causa da doença, também pode provocar queimaduras, manchas, rugas e outras mudanças associadas ao envelhecimento da pele, desidratação, reações alérgicas e agravamento de algumas doenças cutâneas. Por esta razão, a campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) há oito anos, incentiva os brasileiros a cultivarem hábitos de fotoproteção.

Além da utilização diária de filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água, os dermatologistas recomendam o uso de blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, sombreiros e óculos de sol, além de evitar a exposição solar entre 9 e 16 horas. Na campanha deste ano, que traz o tema “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, a SBD defende que, junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros se protejam da ação dos raios solares na pele.

De acordo com a dermatologista baiana Petrusca Pirajá, o astro-rei não é um vilão, inclusive porque “a luz solar estimula a produção de vitamina D, ajuda a controlar algumas doenças crônicas da pele (como psoríase) e gera uma sensação de bem-estar desejável. No entanto, a exposição sem proteção e por longos períodos pode causar lesões relevantes, além do tipo de câncer com maior prevalência no Brasil”, destacou. O câncer de pele é especialmente comum entre pessoas que foram extensamente expostas à luz solar quando crianças e adolescentes e entre as que ficam continuamente expostas ao sol como parte de sua profissão ou de atividades recreativas. Além disso, a exposição aos raios ultra-violetas (UV) em salões de bronzeamento aumenta o risco de câncer de pele e de danos à pele.

Segundo a especialista, é preciso prestar atenção em novas pintas, manchas, sinais ou feridas na pele. “Observar atentamente se esses sinais estão presentes é fundamental. Em caso de suspeita, é preciso procurar um dermatologista com brevidade, pois o diagnóstico precoce permite antecipar o início do tratamento”, frisou Petrusca Pirajá. Quando descoberto no início, o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura. 

A maioria dos cânceres de pele é tratada cirurgicamente. Os tumores grandes ou mais invasivos podem exigir a extração de uma quantidade considerável de pele, que pode ter que ser substituída por um enxerto ou retalho de pele. Para tratar o fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição repetida à radiação ultravioleta, podem ser utilizados peeling químico, cremes hidratantes e antioxidantes específicos e diferentes tipos de laser, que melhoram o aspecto estético da pele com dano solar crônico.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV