Imagem da notícias

De colchões a garrafas pet, SESP retirou mais de 79 mil toneladas de lixo das ruas da cidade em 2021 - LFTV

5 de janeiro de 2022

Sofás, peças de fogão, muito resíduo de reforma de imóveis, colchões, poltronas, armários e milhares de garrafas pet estão entre os objetos recolhidos pelas equipes da secretaria nas ruas, rios e córregos da cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) fecha 2021 com o registro de mais de 79 mil toneladas de resíduos sólidos coletados nas ruas da cidade, 7.500 trocas de lâmpadas queimadas, além de serviços de limpeza manual e mecanizada em rios, córregos e canais.

A Secretaria destacou a importância das ações do órgão no combate à pandemia. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, as ações de rotina foram mantidas. Desde o início da pandemia, a SESP também realizou o serviço de desinfecção de órgãos e locais públicos como praças, estações de ônibus e metrô.

De janeiro a dezembro, a pasta também executou 1.580 serviços de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LEDs e a implantação de 250 novos pontos de iluminação de vapor metálico, de acordo com dados disponibilizados pela secretaria.

Na limpeza urbana, além dos serviços de varrição de vias e logradouros públicos de domingo a domingo, foram realizadas ações contínuas com os serviços de congêneres (roçagem de mato em áreas públicas, pintura de meio-fio e capinação), limpeza da faixa de areia da praia em toda extensão da orla, serviços de mutirão de limpeza urbana nos bairros, coleta de resíduos sólidos de construção civil e verdes descartados irregularmente em áreas públicas.

Em paralelo a essas atividades, durante todo o ano a pasta intensificou a limpeza de rios, córregos e canais para evitar ocorrências em períodos chuvosos e contribuir com a preservação e limpeza do meio ambiente. A Sesp executou também a desobstrução de redes de drenagem e galerias de águas pluviais com equipamento a vácuo em diversos locais.

A relevância das atividades foi destacada pelo coordenador executivo da secretaria, Antônio Abreu. “É de suma importância as ações que a Sesp realizou ao longo do ano. A limpeza de todos os rios e córregos, em conjunto com as grandes obras do governo do estado, evitaram alagamentos nas chuvas”, contou.

A manutenção dos equipamentos públicos também recebeu destaque no período. Foram realizados os serviços de poda e erradicação de árvores em vias públicas, mediante apresentação de autorização expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), limpeza e manutenção de praças e jardins.

No período, ainda foram realizados o serviço de Coleta Seletiva, através da Cooperativa dos Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas – CAELF, a gestão de aterros contratado para destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Antônio Abreu também destacou o serviço estratégico desempenhado pelo ecoponto, instalado no Miragem, que este ano recebeu mais de 600 toneladas de resíduos verdes (grama, folha e poda),  volumosos (móveis velhos), recicláveis (vidro, papel, plástico), e entulho da construção civil, entre outros.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV