Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Prefeitura indica a criação de dois consórcios interfederativos para fortalecer o turismo na Costa dos Coqueiros - LFTV

7 de abril de 2022

“Uma das coisas que podemos fazer nesse consórcio é a atração de investimentos que possam se constituir enquanto rede para garantir o trabalho dos micros, médios e grandes empresários de toda a Costa”

Na implantação do Viva Turismo Bahia para os municípios que integram a Costa dos Coqueiros, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, indicou a implantação de dois consórcios interfederativos entre o Governo do Estado e os nove municípios que compõem a zona turística, e outro para tratar sobre a preservação ambiental na região. O evento, que aconteceu em Guarajuba na manhã desta terça-feira (05), tem como finalidade implementar um plano estratégico para impulsionar o turismo em todo estado. 

Em discurso de unidade entre as gestões das cidades que compõem a Costa dos Coqueiros, Gramacho incentivou a atração de novos negócios. “Uma das coisas que podemos fazer nesse consórcio é a atração de investimentos que possam se constituir enquanto rede para garantir o trabalho dos micros, médios e grandes empresários de toda a Costa”, disse.

Ela também destacou a importância do cuidado com o meio ambiente para o crescimento do turismo na área. “Não há turismo se não tiver o cuidado com o meio ambiente. A ideia é ter um consórcio que consiga trabalhar as águas, que discuta o Rio Joanes, que passa por sete municípios dessa região, incluindo a capital, e deságua na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Por isso, é importante que digamos que todos seremos responsáveis pelo meio ambiente”, contou a gestora. 

Gramacho ressaltou que, para impulsionar a economia de Lauro de Freitas, implantou o Programa Cidade Solidária e Sustentável, com 16 ações voltadas ao reaquecimento do setor no ciclo entre o fim e o pós-pandemia. Ela também comentou que Lauro de Freitas é uma cidade rica culturalmente. “Temos mais de 400 terreiros de candomblé, mais de quatro mil capoeiristas e inúmeros grupos culturais que fazem a nossa história ser revisitada por conta da descendência afro, a exemplo do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão”, concluiu. 

Idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), o Viva Turismo Bahia conta com uma série de ações de capacitação e qualificação no setor. Entre as medidas e atividades em todos os municípios, estão o levantamento de oferta, orientação e entrega de material sobre protocolo de segurança nos equipamentos turísticos. O objetivo é fazer com que, na pós-pandemia, o destino turístico continue entre os mais procurados por brasileiros.

O Viva Turismo Bahia já tem dado resultados, de acordo com o titular da Setur Bahia, Maurício Bacelar. Enquanto o setor no Brasil teve crescimento de 22%, em 2021, a Bahia cresceu 47% no mesmo período. “Isso mostra que as ações que temos feito têm dado certo. E estar aqui, tratando da Costa dos Coqueiros, é ainda mais especial, pois essa área já tem uma vocação natural para atividades turísticas com o sol, a praia e as atividades de lazer, além da cultura, gastronomia, religiosidade, o turismo étnico religioso e muitos outros”, disse o secretário. 


Já o chefe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), André Pereira, contou que essa integração nas Costa dos Coqueiros indicada por Moema Gramacho contribui para o fortalecimento dos municípios. “É o nosso papel fortalecer essa integração e fazer o turismo avançar. A proposta da prefeita da implantação de consórcios é de suma importância para fortalecer essa iniciativa. E o Viva Turismo para a nossa região talvez seja o plano mais promissor do turismo no estado da Bahia”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV