Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Defesa Civil divulga parcial da Operação Chuva 2022 - LFTV

26 de maio de 2022

A Defesa Civil, órgão vinculado ao gabinete do vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro, divulgou o balanço parcial da Operação Chuva. A iniciativa, que acontece de forma integrada com outras sete secretarias da Prefeitura, foi intensificada no final do mês de abril e início de maio, quando o município registrou 115 ocorrências. Os bairros de Portão, Caji e Itinga (Tropical de Baixo) foram os mais atingidos.  

Além da intensa precipitação de chuvas, o município sofreu com a abertura das comportas das barragens do Rio Joanes II. O nível de água dentro das casas, localizadas nas áreas afetadas, chegou a 1,60 m de altura. “As principais chamadas registradas foram: colapso de estruturas, deslizamentos de encostas, risco de queda de árvores, alagamentos de vias e inundação nos imóveis. Entre os dias 19 de abril e 19 de maio, os equipamentos registraram um acumulado de 290,79mm”, informou o superintendente da Defesa Civil, Tiago Max.

A força-tarefa contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Infraestrutura, de Desenvolvimento Social, de Ordem Pública e de Desenvolvimento Urbano que juntas desenvolvem 15 estratégias para minimizar os impactos relacionados a chuvas como a limpeza de rios, córregos e ruas, desentupimento de bueiros, remoção de moradores das áreas de risco para abrigos e concessão de auxílio aluguel.

Serviços Públicos

Diante das situações de emergência decorrentes do grande nível de precipitação pluviométrica no município, a Secretaria de Serviços Públicos intensificou a limpeza e desobstrução de bueiro, com caminhão hidrojato, em ruas dos bairros de Vila Praiana, Centro, Itinga, Vilas do Atlântico e outras localidades. De caráter emergencial, a limpeza e desobstrução de córregos, rios e canais foram otimizadas em 17 ruas, nos cinco primeiros dias da operação. A SESP também fez a remoção de quatro árvores caídas, além de executar a lavagem de ruas sujas de lama, a remoção de baronesas nas praias e os serviços de limpeza e varrição. 

Defesa civil pode ser acionada 24h

As equipes da Defesa Civil acompanham durante todo o ano o monitoramento emitido pelos cinco pluviômetros automáticos instalados estrategicamente nos bairros de Areia Branca, Jambeiro, Itinga, Portão e Vila Praiana e estação hidrológica da Rede de Monitoramento do CEMADEN, localizada na segunda ponte da Avenida Santos Dumont, para verificação dos acumulados de chuvas e precipitações em tempo real. 

O plantão de 24h da Defesa Civil pode ser acionado pelos telefones 199 ou 3288 -8628, ou através do e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br.

O órgão é responsável pelo monitoramento de áreas de risco, realização de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, durante e depois do desastre com resposta e recuperação, vistoria técnica em áreas de desastres, informação sobre desastres, atendimento às famílias desabrigadas, recuperação de áreas atingidas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV