Imagem da notícias

Meio ambiente: Área adotada através do Camaçari + Verde em Guarajuba passa por revitalização - LFTV

30 de junho de 2022

A viabilidade do PC+V se deve à parceria entre o poder público e o privado, em relação estreita com a comunidade, para adoção de espaços públicos, como avenidas, praças, parques, jardins e canteiros, incrementando o paisagismo na nossa cidade.

Visando envolver cada vez mais a comunidade na proteção do meio ambiente, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), visitou nesta quarta-feira (29/6), o Condomínio Sol, em Guarajuba, na costa de Camaçari. A visita teve como objetivo, conhecer uma área verde que faz parte do programa Camaçari + Verde (PC+V).

Na ocasião, o síndico do condomínio, André Phynton, recebeu a equipe técnica da pasta, e evidenciou o resultado da primeira etapa do projeto, aprovado anteriormente junto a Diretoria Urbanística (Dirurb) da secretaria. “O ano passado nós estivemos na Sedur e assinamos um termo de adoção desta área, para que a gente pudesse montar esse projeto aqui. Nesta primeira etapa, nós fizemos todo o trabalho de saneamento e a infraestrutura básica. Digo que 50% dessa etapa já foi concluída”, explicou.

A viabilidade do PC+V se deve à parceria entre o poder público e o privado, em relação estreita com a comunidade, para adoção de espaços públicos, como avenidas, praças, parques, jardins e canteiros, incrementando o paisagismo na nossa cidade. Vale ressaltar, que o programa não é restrito apenas às parcerias conquistadas, o PC+V prevê um projeto cujo objetivo é a sensibilização da comunidade escolar e das associações de moradores quanto à importância da manutenção das áreas verdes.

A visita, além da presença da Secretária da pasta, Andréa Montenegro, contou com o representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, Luís Cláudio Correia, que durante a atividade deu algumas orientações aos condôminos. “É preciso preservar o início da APP [Área de Preservação Permanente], tentar fazer o máximo possível para contemplar com plantas nativas da região, principalmente de restinga e mata atlântica. E fazer isso, fazer com que a comunidade absorva essas áreas como delas, para que mantenha e preserve cada vez mais”, destacou.

*Camaçari + Verde*
A intenção do programa é a reaproximação do cidadão ao espaço público, resgatando o sentimento de pertencimento ao território, e a forma de se relacionar com as áreas verdes do município, promovendo a valorização da paisagem urbana, da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental.

A arborização envolve a adoção de espaços públicos por pessoas, empresas e associações, no intuito de trabalhar em parceria com a Sedur, dando a devida assistência dos referidos espaços, tornando-se exemplos de cidadania com responsabilidade socioambiental.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV