Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Estreia da CIA de Dança leva público a conhecer manifestações afro-baianas

22 de agosto de 2022

Uma síntese das influências africanas e indígenas expressadas através do movimento do corpo, que fez reverência aos antepassados e afirmou identidades étnico-raciais, com o espetáculo “Sons e Cores da Bahia”. Esta foi a proposta de estreia da Cia Municipal de Dança de Lauro de Freitas, para o lançamento da companhia, ocorrido neste último sábado (20), no Cine Teatro de Lauro de Freitas.

A apresentação, com duração de uma hora, convidou a plateia a conhecer a arte da confecção de balaio, com uma homenagem ao mestre da cultura popular de Lauro de Freitas “Seu Balaieiro”, e a viajar ludicamente por manifestações afro-baianas, por meio de representações como pescadores, marisqueiras, capoeiristas e sambadeiras.

Outros aspectos marcantes do espetáculo foram os figurinos, que chamaram a atenção do público desde a representação de orixás a apresentação de maculelê com vestimentas tipicamente indígenas. A sonoplastia entrou em cena com instrumentos de percussão, além de cantos de religiões afro e sambas de roda.

Produtor do espetáculo, Denys Silva destaca que a Cia de Dança foi lançada para fortalecer a cultura e o turismo de Lauro de Freitas. “Este município é caminho para outros espetáculos como este. E nesses caminhos existem diversos hotéis, pousadas e um turismo muito forte na região. Então, a CIA que carrega manifestações afro-baianas, vem para agregar a essa força cultural e turística que temos aqui”, ressaltou.

Ricardo Andrade, coordenador executivo da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir) que apoia a CIA de Dança, reforça a constituição da companhia como uma ferramenta de luta. “O que foi visto hoje aqui é uma política de fomento, que através da cultura e das afirmações enfrenta as mazelas sociais e busca a garantia de direitos”, frisou.

Na plateia, Brisa Dórea avaliou que a CIA de Dança é um potencial fundamental de Lauro de Freitas e para a Bahia. “O recorte do espetáculo é moderno, pedagógico, dialoga com a juventude e as crianças. E como um movimento afro-baiano, não podemos deixar de falar que é uma representatividade da luta antirracista”, observou a coordenadora de acolhimento do Centro de Defesa dos Direitos da Pessoa LGBT da Bahia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV