Imagem da notícias

Camaçari: Sesau continua cadastro para castração de cães e gatos - LFTV

31 de agosto de 2022

Com o objetivo de realizar o controle da população de cães e gatos na cidade e de zoonoses, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realiza a castração de cães e gatos através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para participar, é necessário que o tutor do animal faça o cadastro através do site da Prefeitura de Camaçari, no menu lateral da página principal, na opção Castração de Cães e Gatos; por meio deste  link;  ou de forma presencial, em uma unidade de saúde.

Os locais onde ocorre o cadastro presencial são: as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Monte Gordo, Vila de Abrantes e Arembepe, e as Unidades de Saúde da Família (USFs) Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe, todas na costa; além das USFs Nova Aliança, Piaçaveira, Gleba B, Gravatá, Burissatuba e Jardim Limoeiro I e II, estas localizadas na sede.

Cada tutor pode cadastrar até três animais, por ano; os pets precisam ter entre 6 meses e 5 anos de idade; fêmeas paridas só podem ser castradas após o desmame. Não podem ser castrados animais doentes ou com infecção de pulgas e/ou carrapatos. Os animais de raças braquicefálicas – de focinho achatado ou curto, como os cães Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, ShihTzu, e o gato persa, entre outros –, não são contempladas pelo Programa de Castração Animal, devido às características anatômicas e funcionais.

No momento do cadastro o tutor deve apresentar a seguinte documentação:

Do tutor

Cartão SUS vinculado ao município de Camaçari;
Documento oficial com foto;
Cadastro de Pessoa Física – CPF;
Comprovante de endereço do tutor.

Do animal

Cartão de vacinação antirrábica do animal candidato à castração, com vacina antirrábica aplicada há mais de 10 dias e menos de um ano. E caso a vacinação tenha sido realizada em estabelecimento particular, a carteira de vacinação deve estar assinada e carimbada por profissional Médico Veterinário;

Resultado negativo de exame para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), datado de até 6 meses (apenas para caninos).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV