Imagem da notícias

Esportes: Atletas baianos viajam nesta semana - LFTV

8 de setembro de 2022

Já se encontram na Argentina os atletas do BMX baiano, Jaldo Caribé, Paôla Reis e Mardevacson Fonseca. Eles vão disputar o Campeonato Pan-Americano de BMX, que será realizado em Santiago Del Estero, nos dias 10 e 11 de setembro. Os três atletas baianos acumulam bons resultados no ano, com Paôla e Jaldo tendo sido consagrados campeões mundiais na temporada. 

Jaldo e Mardevacson viajam, junto ao treinador Leonardo Gonçalves, com passagens concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Paôla faz parte da Confederação Brasileira da modalidade e viajou apoiada pela entidade nacional. Os três ciclistas fazem parte do programa estadual de apoio ao atleta, Bolsa Esporte. 

Já o atleta baiano do bodyboardy, Uri Valadão, 37, também viajou para competição internacional com o apoio da Sudesb. Ele já entra nas águas portuguesas da Praia Grande Sinta Pro nesta terça-feira, 06, pelas rodadas mais adiantadas do torneio, por ser o atual 11º e melhor colocado brasileiro no ranking mundial.  

O evento português é o mais antigo do circuito mundial, que conta com seis etapas anuais e os melhores atletas da modalidade. Com a expectativa de chegar até as finais no domingo, 11, Uri espera repetir o título na competição que é tetracampeão, o maior da história. Ele ainda possui outros feitos na sua trajetória, como o título mundial em 2008, o bicampeonato pan-americano, o tricampeonato latino-americano e os cinco campeonatos nacionais. 

Nado artístico – Ainda nas competições nas águas, a equipe baiana de nado artístico já se encontra em São Paulo, onde disputa a classe iniciante do 5ª SP Sincro Open de Nado Artístico, competição de caráter nacional organizada pela Federação Aquática Paulista (FAP), entre os dias 08 e 11 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby. Ao todo, seis atletas de 10 a 12 anos vão representar o estado pela primeira vez em cerca de 20 anos, já que, desde o início dos anos 2000, a Bahia não compete em eventos nacionais da modalidade. 

As atletas Aisha Guimarães, 11, Giovanna Torres, 10, Ingrid Souza, 12, Lara Winy, 12 Maria Eduarda Oliveira, 12, e Maria Letícia Ferreira, 12, vão competir no torneio paulista após serem descobertas no Projeto Natação em Rede, uma parceria entre a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e a Sudesb. Dentre elas, cinco meninas e a treinadora da equipe, Maria Helena Calmon, 60, vão viajar com passagens concedidas pela autarquia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV