Imagem da notícias

Camaçari: 1º município baiano a adquirir visão artificial - LFTV

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), adquiriu o dispositivo OrCam MyEye, um aparelho portátil de visão artificial que permite que pessoas com deficiência visual compreendam textos, e identifiquem rostos e objetos. O município é o primeiro da Bahia a fazer a compra do dispositivo, atendendo a política da gestão em ampliar e promover a acessibilidade, especialmente, para pessoas com deficiência (PcDs).

O equipamento foi destinado ao servidor efetivo Gleidson Santos, que atua na Biblioteca Jorge Amado. A titular da Secult, Márcia Tude, explicou que a aquisição foi feita através de processo licitatório. “Possível graças à sensibilidade do prefeito Elinaldo Araújo, esta iniciativa permitirá que, através da tecnologia, Gleidson tenha mais autonomia e independência em sua atuação no trabalho, mas, principalmente, no dia a dia. Espero que o motive e dê a ele tranquilidade para caminhar nas ruas e fazer as atividades de um modo geral”, afirmou.

O OrCam possui uma câmera inteligente leve, de apenas 22,5 gramas, e tem sete funções, totalmente off-lines: leitura em português, inglês e espanhol em qualquer superfície; reconhecimento de pessoas, sendo possível gravar até 150 rostos; de horas e data; de cores; de reais, dólares e euros; de embalagens, com a possibilidade de armazenamento para 180 produtos; e leitura de 2,5 milhões de códigos de barras.

Assistente administrativo desde 2006, Gleidson afirmou que este é um momento de muita felicidade. “Uma grande satisfação, que me permitirá interagir melhor com as pessoas e facilitará o meu dia a dia. Também colocarei o aparelho à disposição de outros deficientes visuais que queiram fazer leituras e outras atividades”, destacou.

Para que o servidor pudesse aprender a utilizar o aparelho, a gerente nacional da OrCam, Ivy Levy David, realizou um treinamento, explicando todas as funções e possibilidades de configuração do dispositivo. “Utilizamos tecnologia de inteligência israelense, que permite, por exemplo, aumentar ou diminuir a quantidade de palavras por minutos, adiantar ou voltar a leitura, ajustar o volume, dentre muitas outras configurações para que o usuário melhor se adéque. Os benefícios trazidos para os deficientes visuais são incríveis”, ressaltou.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV