Imagem da notícias

Camaçari: Mapeamento de áreas de risco da cidade será feito - LFTV

A Defesa Civil de Camaçari recebeu na manhã desta quinta-feira (15) uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), na sede do órgão. O grupo do Governo Federal fez o primeiro contato para tratar do mapeamento de setorização de risco com suscetibilidade à inundação e movimentos de massa que será realizado em parceria entre as instituições.

O trabalho é realizado em áreas urbanizadas de risco, que envolve pessoas em condições de risco de inundações, de deslizamentos de terra e de quedas de blocos, fenômenos geológicos naturais, dos graus alto e muito alto, este último, com perigo de perdas materiais e humanas. O trabalho será iniciado nos primeiros dias de outubro. A expectativa é que dure até novembro e o relatório seja disponibilizado em dezembro.

Do SGB-CPRM, o geólogo Rubens Dias, falou sobre o trabalho. “O importante é que vocês terão um norte, uma medida e poderão atuar em cima dessa medida. E o objetivo é eliminar as áreas de risco”. Ele ainda esclareceu que o relatório tem a sugestão de intervenção e o caminho de fazer.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, destacou alguns pontos da reunião. “Esse acervo vai ficar com a prefeitura, e o mais importante de tudo é que estaremos aprendendo e teremos condições de ir em busca de recursos federais que são disponibilizados para esse tipo de situação. É praticamente um curso de como a gente vai dar continuidade a esse levantamento de área de risco, então a Defesa Civil se sente muito feliz por estar recebendo pessoas competentes. O melhor é que eles foram bem claros em dizer que estão satisfeitos, e isso quer dizer que nós estamos organizados, dentro do caminho certo. Mostramos o mapa que estamos construindo, e vai facilitar em quase 70% o trabalho”, afirmou.

A Defesa Civil tem o programa Atende Bem, que recebe todas as chamadas da cidade, e tem informações desde 2017, como, por exemplo, os dados dos chamados realizados pela população sobre deslizamentos de terra. Como continuidade, o órgão municipal ficou de elaborar um roteiro de visita e agendou uma reunião de trabalho para a próxima semana.

Participaram ainda da reunião, os geólogos do SGB-CPRM, Fernando Cunha e João Souza.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV