Imagem da notícias

Camaçari: Orbi Química é inaugurada  - LFTV

3 de novembro de 2022

Com R$ 15 milhões de investimento, a Orbi Química foi inaugurada em Camaçari nesta terça-feira (1°), no Jardim Limoeiro. O prefeito Elinaldo Araújo participou da cerimônia de entrega da fábrica, que tem 100% de capital nacional e contou com a presença de autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo, clientes, fornecedores e colaboradores.

O gestor do município falou da felicidade em ver as pessoas da cidade trabalhando na fábrica e contou como ocorreu a instalação da unidade. “Sabíamos da importância da empresa se instalar aqui, primeiro pela geração de emprego e porque o município ia arrecadar com ISS [Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza] e IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Como prefeito, dei a ideia da compra desse terreno, que foi levada até a direção da empresa, que decidiu comprar e hoje está bem alicerçada, com ela implantada, e eu torço que venha a segunda etapa, a terceira etapa, para que a Orbi siga prosperando e o nosso município continue crescendo na geração de emprego”.

Com sentimento de muito orgulho, o diretor-geral da Orbi Química, Rogério Fiorotto, falou sobre a unidade de Camaçari, que começou o projeto há quatro anos e contou com a disponibilidade e empenho da gestão municipal. “O sentimento é de dever cumprido com essa primeira fase. Estamos empregando gente da casa, trazendo riqueza, renda, oportunidade para todos os cidadãos e para a nossa empresa, mas ainda tem muito trabalho pela frente”, afirmou ao lembrar que a fábrica tem “o selo ambiental Chico Mendes, que garante para nós e para o mercado, produtos ecologicamente corretos, com processos produtivos responsáveis”.

O principal produto da empresa é o desengripante White Lub Super, mas a unidade de Camaçari já produz todos os 130 produtos. Nela, são feitos os três processos, tem uma fábrica de embalagens, a manipulação dos produtos e o envase, além de toda a parte operacional, como de venda para todo o Nordeste, que é a principal região de negócio.

Nessa primeira fase, foram gerados 70 empregos diretos e 280 indiretos e a expectativa é de que com a segunda etapa, que deverá ser entregue no próximo ano, aumentará para cerca de 130 diretos e 350 indiretos.

A intermediação de mão de obra aconteceu em parceria com o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT), um dos munícipes beneficiados foi o Alancley Pacheco, 37 anos. Ele estava há um ano sem trabalhar, quando surgiu a oportunidade de trabalhar como servente na obra de construção da fábrica, e após seis meses veio a promoção para atuar como operador de máquinas depois de um treinamento, ele falou sobre a importância do emprego. “Hoje olho para trás para saber o tão longe que cheguei, muitas pessoas estavam me dizendo que eu não ia ficar, aí eu falei que dependia de mim só e, graças a Deus, eu consegui chegar onde cheguei, saí de servente para operacional”.

Após a cerimônia, os presentes visitaram a parte interna da fábrica. Dentre as autoridades presentes, estavam o vice-prefeito, José Tude; a primeira-dama, Ivana Paula; os secretários do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; do Governo, José Gama; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Andréa Montenegro; de Relações Institucionais, Dilson Magalhães Jr.; e da Administração, Helder Almeida; além de vereadores e representante sindical.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV