Imagem da notícias

Camaçari: 30 unidades de saúde recebem mulheres para exame preventivo, neste sábado - LFTV

19 de novembro de 2022

Neste sábado (19), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), abre, 30 unidades de saúde, na costa e sede do município, para realizar o Dia D do Citopatológico, ação que  oferece à população feminina, de 25 a 64 anos, o exame para rastreamento do câncer do colo uterino, também chamado de papanicolau, ou preventivo. Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, por demanda espontânea, e visa tornar os serviços mais acessíveis às mulheres que não conseguem ir até uma unidade durante a semana.

Considerando a importância de fortalecer as políticas públicas relacionadas à saúde das mulheres, com foco na prevenção e combate ao câncer, o gestor da Sesau, Elias Natan, comentou sobre os casos da doença no município e afirmou que quanto a incidência de óbitos no município, o câncer ocupa o terceiro lugar. “É importante que todas as mulheres, na faixa de idade indicada, venham fazer seu exame. É rápido e indolor”, apelou o secretário ao enfatizar, “estamos atentos à saúde das nossas mulheres, e esta ação acontece para garantir que todas possam fazer seu exame. Nós sabemos o quanto a vida é corrida, então, confira no site da prefeitura, e nas redes sociais, as unidades que estão funcionando hoje, e vá até aquela que é mais próxima de sua casa. A prevenção é nossa melhor arma”.

Ao longo do dia, cerca de 50 enfermeiros estão em prontidão, fazendo as coletas dos materiais, e teste rápido de HIV e sífilis. Aos todo, são quase 100 servidores envolvidos. Na Unidade de Saúde da Família (USF), localizada no bairro Verdes Horizontes, os trabalhos acontecem dentro da normalidade, conforme avaliou a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teixeira, que destacou, “o atendimento está tranquilo e dura cerca de 30 a 45 minutos. Para fazer os procedimentos, a mulher só precisa trazer o Cartão do SUS e RG. O resultado do exame sai em 30 dias, e as usuárias devem pegá-los nas unidades onde foram atendidas”.

No mesmo posto, a professora de 40 anos, Deane Oliveira, moradora do bairro Gleba E, comentou sobre a dificuldade que tem durante a semana, de se dirigir ao posto, por causa do horário de trabalho. “Sempre procuro fazer meus exames em janeiro, durante o recesso escolar, mas resolvi antecipar quando vi a oferta da secretaria. É muito gratificante ser uma dessas mulheres, que enfrentam uma jornada intensa de atividades, cuidando de tudo e de todos, e hoje estão aqui, para cuidar de si mesmas”. Com relação à iniciativa da Sesau, a professora elogiou a atenção diferenciada às mulheres e parabenizou, “todos os envolvidos nesta importante ação, estão de parabéns”.

Outra mulher que também aproveitou a ocasião para cuidar da saúde, foi a dona de casa Jandira Souza, de 63 anos. A idosa disse estar feliz com a iniciativa e  explicou, “porque é um incentivo maior para nos cuidarmos. Estou achando tudo ótimo, e já avisei às amigas. Quando surge oportunidade como esta, a gente tem que aproveitar”.

As unidades de saúde que estão abertas para o Dia D do Citopatológico são:

Dia D do Citopatológico

Costa de Camaçari

Unidade de Saúde da Família (USF) Vila de Abrantes

USF Cajazeira de Abrantes

USF Catu de Abrantes

USF Fonte da Caixa

Unidade Básica de Saúde (UBS) Arembepe

USF Fonte das Águas

USF Areias

USF Cachoeirinha

USF Caminho do Mar

USF Monte Gordo

USF Coqueiro de Monte Gordo

USF Barra do Jacuípe

USF Barra do Pojuca

Dia D do Citopatológico

Sede

USF Nova Vitória

USF Parque Florestal

USF Novo Horizonte

UBS Camaçari de Dentro

USF Burissatuba

USF Ponto Certo

UBS Gravatá

USF Ficam

USF Dois de Julho

USF do Gravatá

USF Verdes Horizontes I

USF Parque Verde I

USF Parque Verde II

USF Phoc CAIC

USF Parafuso

USF Nova Aliança

USF Jardim Limoeiro II

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV