Imagem da notícias

Menina brasileira de 3 anos é a mais nova no clube dos gênios - LFTV

A menina entrou para a Mensa e é a brasileira mais jovem no clube dos gênios.

Uma menina brasileira acaba de entrar para o clube dos gênios. A pequena superdotada Athena Macário Silveira não tinha nem três anos e já sabia escrever o próprio nome.

Ela é a primeira criança do Amapá a fazer parte da sociedade Mensa no Brasil. Nos testes feitos este mês pela organização, Athena atingiu um QI de 132 e com percentil de 98%, ou seja, ela tem uma inteligência que apenas 2% da população mundial possuem. Ela era tão esperta que a família pensou que a filha tinha autismo ou TDAH.

“Antes dos três anos, ela já escrevia o nome dela, ‘mamãe’ e ‘papai’. Sempre se comunicou muito e andava retinha, como se fosse uma adulta e não um bebê com os primeiros passos […] Fizemos muitas avaliações e sessões até para entender se ela poderia ter algo relacionado ao autismo ou TDAH [transtorno de déficit de atenção com hiperatividade], mas no final saiu que o QI dela era acima da média”, disse o pai da menina, o médico Daniel Moreira Silveira., lembrou o pai.

Agora, Athena passa a integrar um grupo de 297 menores de idade identificados pela organização no Brasil como prodígios. Segundo mapeamento da associação, São Paulo lidera o ranking com 109 crianças já identificados com superinteligência.

Geração pandemia

O pai de Athena, brinca dizendo que a filha é da “geração pandemia”, porque nasceu cinco meses antes do início da pandemia da covid-19 no Brasil.

Para ele, isso pode ter contribuído para que ela se desenvolvesse mais rápido, já que a menina só foi conhecer o mundo depois de um ano e meio de vida.

“Mas ela já tinha um comportamento diferente de outras crianças”, conta Daniel, que notou um comportamento diferente na menina desde cedo.

Ele disse que a filha quase não chorava e sempre tentava se comunicar de outras formas. “Ela gritava, colocava a mão na fralda”, relembra.

Buscando ajuda

Foi após notar o desenvolvimento de Athena, que os pais resolveram submetê-la aos testes da Mensa.

A mãe da garotinha, a advogada Daniela da Costa Macário, diz que sabe do potencial da filha, mas defende que é importante que ela tenha uma vida como a de todas as outras crianças da mesma idade.

“Nosso desafio agora é tentar estimular e ver o que ela gosta de fazer”, conta Daniela.

Fonte: Só Notícia Boa.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV