Imagem da notícias

Camaçari: Orquestra Caraípa lota teatro em concerto de fim de ano - LFTV

22 de dezembro de 2022

A plateia do Teatro Cidade do Saber (TCS) estava cheia de olhares atentos, emocionados e orgulhosos na noite desta quarta-feira (22), quando o concerto “Guarani – Uma odisseia brasileira” foi apresentado pela Orquestra Caraípa, formada pelo Conservatório de Música da Cidade do Saber. O espetáculo integrou a mostra de encerramento de 2022 dos cursos desenvolvidos nos equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult), abordando o “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – A arte que cura e transforma”, tema anual da pasta.

Um dos espectadores foi o ator e cantor Ednei Porten, que foi prestigiar a Caraípa pela primeira vez. “Estou acompanhando a programação de encerramento, que fala sobre a arte moderna. Ter um repertório de músicas nacionais foi algo que me chamou a atenção”, afirmou.

Na apresentação, a sinfônica levou obras de compositores com influência na Semana de 1922. O conceito foi ainda baseado no romance de José de Alencar, intitulado “O Guarani”, o qual inspirou a composição musical de Antonio Carlos Gomes. Dentre as músicas que também integraram o programa, a orquestra tocou “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Bachiana nº.05”, de Heitor Villa-Lobos, “Chega de Saudade”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e “As Rosas Não Falam”, de Cartola.

Para o maestro Saullo Guilhermo, foi uma alegria construir um repertório 100% nacional. “Agradeço à Secult por proporcionar este momento, colocando neste palco pérolas da música de Camaçari”, pontuou. Em gesto de agradecimento ao empenho da gestão, o maestro entregou um buquê de flores ao vice-prefeito, José Tude.

“Aqui representando o prefeito Elinaldo, parabenizo a todos os componentes desta orquestra, que deram um show. Desejo grande sucesso ao grupo e aproveito para, nesta noite, ainda desejar um feliz Natal e próspero ano novo a todas as famílias aqui presentes”, disse o vice-prefeito.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, também fez questão de prestigiar o espetáculo. “Hoje é um dia muito especial. Este concerto é o resultado de um trabalho de um ano inteiro, dedicado a tratar sobre a Semana de Arte Moderna, quando escritores, artistas plásticos, dentre outros, promoveram um questionamento sobre o porquê de não valorizarmos o que o Brasil tem de melhor. Atualmente, temos aqui vários talentos que perpetuam a riqueza da nossa cultura”, destacou.


Os jovens músicos da Caraípa são ainda orientados pelos arte-educadores Junior Santana, Marcos Café, Nicodemos Figueiredo, Danilo Brito, Lídia Fidel, Indira Dourado, Francisco Filho e Tiago Silva.

O evento foi aberto com a apresentação da Filarmônica 28 de Setembro, no foyer.

Mostra de encerramento Secult

A série de espetáculos da mostra de encerramento da Secult tem colocado no palco, elencos formados por alunos e professores expondo o resultado da dedicação durante os cursos de artes e esportes desenvolvidos na Cidade do Saber e na Pracinhas da Cultura. Além do Conservatório, aconteceram apresentações de balé clássico; danças contemporânea, do ventre e de salão; teatro; ginástica rítmica; e zumba.

A mostra será finalizada nesta quinta-feira (22), quando o Núcleo de Música da Cidade do Saber apresenta no TCS, às 18h, o show “100 Anos da Arte Moderna”. Guiados pelos professores Nino Bessa, Salatiel Meireles, Mizael Nogueira, Lucas Edielson e Nilma Carvalho, os educandos executarão um repertório que tem como linha do tempo, obras de Heitor Villa-Lobos, passando por vários artistas mais atuais, como Roberto Carlos, Tim Maia e Milton Nascimento, que deram continuidade ao processo da Arte Moderna. A retirada de ingressos pode ser feita no foyer do TCS sempre uma hora antes do início de cada espetáculo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV