Imagem da notícias

Lauro de Freitas: 100 gestantes receberam kit natalidade  - LFTV

22 de dezembro de 2022

Gestantes, acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lauro de Freitas, receberam na manhã desta quarta-feira (21) um Kit Natalidade contendo artigos de primeira necessidade que compõem o enxoval do bebê. A entrega, realizada na quadra da PEC 3000, em Itinga, contemplou cerca de 100 mulheres que levaram para casa: uma banheira com 25 itens de higiene, cuidados e vestuário para a criança.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). De acordo com o secretário da SEMDESC, Tito Coelho, as mães beneficiadas integram o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF Gestante). “Todas são inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Auxílio Brasil. A gestante é assistida no contexto familiar e social. É um processo continuado, com acompanhamento também quando essas crianças nascem”, explica.

Entre os itens que compõem o kit estão banheira, toalha felpuda, tesoura de cortar unhas, saboneteira, pente, escova, fralda descartável, fita crepe, conjuntos de macacões, luvas, sapatinhos, cueiros, lençol com elástico, colônia, mamadeira, lenço umedecido, conjuntinhos e hastes flexíveis.

Esperando seu terceiro filho, Andrea Santos, afirma que o kit ajuda bastante. “Recebendo esses materiais eu já consigo fazer uma economia e assim comprar outras coisas que precisamos”, falou. O sentimento é semelhante ao de Taís Cardoso. Grávida de seis meses, ela conta que em casa apenas o marido está trabalhando e o kit deu um reforço importante para os preparativos com a chegada do bebê, primeiro filho do casal. “No momento eu estou desempregada, então fica tudo mais difícil. Esse kit chegou em boa hora”, contou.

Acompanhada pelo CRAS desde o começo da gestação, Maria Cristina, 42 anos, inicialmente recebeu a notícia da gravidez com surpresa. A moradora de Itinga, conta que havia feito a cirurgia de ligadura das trompas há cinco anos e precisou de auxílio psicológico quando descobriu a gestação. “No CRAS eu encontrei a ajuda que eu precisava. Eu já tinha certeza que não teria mais filhos e tudo isso caiu como uma bomba na minha cabeça. Além disso, estava em um relacionamento abusivo e com esse apoio consegui avançar e me libertar”, revelou.

Mais de 600 kits entregues em 2022

A Lei municipal nº 1.365 assegura o Kit natalidade a mulheres em situação de vulnerabilidade. Somente no ano de 2022, mais de 600 kits foram distribuídos em Lauro de Freitas.


A dispensação dos Kits acontece em média a cada três meses em todos os seis CRAS distribuídos na cidade.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV